16.8.22

Gileno Foinquinos apresenta Sr. Maxixe no Centur

A apresentação, selecionada pelo Edital Pauta Livre, da Fundação Cultural do Pará, será nesta quinta-feira, 18, às 20h, na Praça do Artista, no Centur, com entrada franca.

Gileno Foinquinos apresenta neste show suas composições no estilo guitarrada. O projeto surgiu a partir da concepção de que o gênero originado na região Norte transpõe as divisas regionais ao estabelecer trocas culturais com outras regiões do Brasil. 

A guitarrada apresentada por Gileno Foinquinos reflete suas vivências e pesquisas sobre a música popular e traz uma sonoridade tropical muito influenciada por ritmos caribenhos como merengue, soca, zouk pop, e alguns ritmos do Norte do país como carimbó, lundú, siriá, banguê em uma efervescente mistura musical. O público pode esperar um show completamente versátil e emocionante.

O músico será acompanhado por 5 músicos destaques no cenário musical: Celso Vaughan (Piano), César Augusto- Gugu (bateria), Wesley Jardim (baixo), William Jardim (guitarra) e Márcio Jardim (percussão). 

Foinquinos é músico guitarrista, compositor e arranjador, diretor musical, natural da cidade de Cametá no Estado do Pará, onde despertou seu interesse pela música aos 6 anos de idade, ao aprender a tocar violão, já influenciado pelo seu pai que na época era guitarrista. Ingressou no Conservatório Carlos Gomes aos 13 anos onde teve como professores os violonistas Antônio Carlos Braga e o mestre Catiá. Após começou a tocar profissionalmente em bandas de baile, integrou a banda Fazendo Arte.

Entre 1994 a 1996 integrou e gravou o primeiro CD da Amazônia Jazz Band, orquestra regida na época por Andi Pereira, integrou também as bandas de música instrumental Pandora e Estado de Espírito.  Gileno també foi responsável pela direção musical da primeira e segunda Bienal  Internacional de Música de Belém nos anos de 2002 e 2004.

O músico lançou o primeiro CD de música instrumental (Cacique Camutá), em 1998, em parceria com o baixista Adelbert Carneiro. Logo depois, mudou-se para São Paulo. Atualmente, são nove trabalhos lançados, fonograficamente. Mais recentemente, lançou o EP intitulado "O voo do carapanã", projeto contemplado no edital de música da Lei Aldir Blanc. 

Site do artista: www.gilenoguitarra.com.br

Instagram: @gilenofoinquinos / Facebook: www.facebook.com.br/gileno.foinquinos /Canal no YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCeQsyl_8TDXDOvCX7dnoWMg

Serviço

Show Sr. Maxixe, de Gileno Foinquinos. Nesta quinta-feira, 18 de agosto, a partir das 20h, na Praça do Artista (CENTUR), Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré. Projeto selecionado no Edital Pauta Livre 2022. Entrada franca.

Nenhum comentário: