22.8.22

Cidade em F(r)estas celebra Folclore na Pedreira

Origem, lendas, tradições permeiam a programação da mais nova edição do projeto Cidade em F(r)estas no próximo 22 de agosto, em que se comemora o Dia do Folclore. O bairro da Pedreira foi o escolhido, a partir das 19h, em parceria com o grupo Sancari, de carimbó, que em sua sede recebe a iniciativa de artistas de Belém que realizam juntos intervenções em diálogo com a vizinhança, propondo movimento, deslocamento, um debate sobre os desafios coletivos. 

Nesse sentido, o projeto vai abordar também conteúdo educativo sobre pedofilia, pauta urgente e importante sobretudo nas periferias das cidades. Trata-se de abordar o tema na comunidade afim de alertar para os direitos da criança e do adolescente, assim como os canais para denúncias contra o crime, como forma de contribuir para um ambiente livre e saudável. “A arte tem um papel social importante para provocar debates e alertar para questões fundamentais como a preservação da infância”, afirma a artista Nailana Thiely.  

As projeções trazem trabalhos de artistas convidados, assim como recebe contribuições para esta edição na temática folclórica ou mesmo conteúdo educativo sobre pedofilia, pelo e-mail cidadeemfrestas@gmail.com.

A iniciativa é das artistas Galvanda Galvão, Lúcia Martins, Nailana Thiely e Yvana Crizanto. “O Cidade em Frestas propõe esse deslocar territórios”, diz Galvanda. Estão integrados nesta rede os coletivos Sibilafilmes, Manas, Rádio Margarida e Rádio Estamira, além de parceiros como Milton Kanashiro, que levam para as ruas uma programação multiartes com projeções de videoartes, curtas, animação, documentários.

O projeto existe há quatro anos, e chega à sua 20ª edição, a partir de movimentos de pessoas de diferentes bairros, que cedem espaços em suas residências ou entidades para receber a programação. Vizinhos e público que trafega na área é envolvido a participar.

Serviço

O 20º Cidade em F(r)estas será no Dia do Folclore, 22 de agosto, a partir das 19h, na passagem Álvaro Adolfo, 07, com entrada pela avenida Marquês de Herval. Chamada de trabalhos com recebimento via e-mail cidadeemfrestas@gmail.com. Acompanhe a programação do projeto pelas redes sociais @cidadeemfrestas no Facebook e Instagram. Entrada livre.

(Holofote Virtual com texto de Yvana Crizanto)

Nenhum comentário: