18.8.22

Pelé do Manifesto é atração na Batalha de São Brás

Batalha de São Brás
Foto: Divulgação

É a primeira edição da Batalha de São Brás, neste  2° semestre de 2022. Neste sábado, 20, a partir das 17h, na praça Floriano Peixoto, em frente ao Mercado de São Brás, o evento contará com apresentação musical do Pelé do Manifesto e duelo de MC's.

Pelé do Manifesto é um dos grandes representantes do Rap paraense e vai estar junto aos MC's que se enfrentarão em um duelo onde “é preciso ser sagaz”. 4 vagas já estão preenchidas pelos MC’s Talibano, Maluvida, Cakau e Mão no bolso e ainda há mais 12 disponíveis. Para participar, o MC deve chegar cedo à praça em frente ao Mercado de São Brás, e garantir seu nome no sorteio.

A batalha acontece desde 2013 na praça Floriano Peixoto, no Complexo do Mercado de São Brás, e já faz parte da cena cultural de Belém como um dos principais movimentos urbanos da Amazônia. Sua relevância cresceu bastante desde então, e com o barulho causado dentro e fora da cena do Rap paraense, sedimentou o nome da Batalha de São Brás como a primeira batalha de MC 's fixa do estado do Pará. Hoje abriga diferentes linguagens e movimentos culturais urbanos como o skate, o break dance e o picho, e tem na força da cultura amazônica  e periférica o seu principal eixo.

Pelé do manifesto
Foto: Divulgação

Atualmente, a batalha é a eliminatória paraense do “Duelo de MC's Nacional”. Organizada pela “Família de Rua” em Belo Horizonte, o duelo é referência nacional de “freestyle rap” e possui seletivas de MC‘s nos estados brasileiros. A Batalha de São Brás é responsável por esta seletiva desde 2018, e só evidencia o impacto cultural que a cena do Rap no Mercado de São Brás teve também nacionalmente.

Para Ana Paula, também conhecida como MC Cakau, advinda do município de Cametá, nordeste do estado e é uma das MCs selecionadas desta edição da batalha, o Rap é um meio para fortalecer as próprias vivências e diferentes realidades: “acredito muito que o rap é um meio de comunicação, uma ferramenta muito forte que abre portas para as periferias”. Ela complementa sobre a importância da participação das mulheres no rap: “Em Cametá não tinha mulheres que faziam rap e nem rima e quando eu venho para cá [Belém], eu já conheço um grande número de mulheres na cena, pode parecer pequeno para elas, mas pra mim é muito grande”.

MC Cakau
Foto: Divulgação

Daniel ADR, que é rapper, produtor musical e um dos organizadores da Batalha de São Brás, destaca a importância que a batalha agora possui dentro da cena cultural da cidade de Belém: “São quase 10 anos de Batalha de São Brás e é muito gratificante cada vez mais estarmos nos profissionalizando e conseguir um giro financeiro da cadeia produtiva da cultura local, além de fomentar a economia criativa dentro do espaço”, diz. 

Daniel começou a rimar ainda em 2014, em meio aos duelos em frente ao Mercado, e sua história se construiu junto a da Batalha de São Brás. Hoje é um dos nomes mais importantes da música preta e periférica de Belém, além de produtor cultural e beatmaker, e a edição da batalha no próximo dia 20 é ainda mais especial para ele: “22/08 é meu aniversário de 24 anos, e vai ser um grande presente de aniversário ter essa festa com artistas super talentosos e diversos”, e finaliza que o presente também é estar: “Mostrando a arte e pluralidade que há dentro das periferias de Belém”.

Esta edição da Batalha de São Brás conta com o apoio cultural do Governo do estado por meio da Fundação Cultural do Pará e das produtoras NAMAZÔNIA e “Fazendo a Arte Acontecer”.

Serviço

Batalha de São Brás

Data: 20/08 (sábado)

Horário: 17h

Local: Praça Floriano Peixoto, em frente ao Mercado de São Brás. 

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: