26.8.22

Feira Pan-Amazônica do Livro de volta ao Hangar

A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes está de volta ao Hangar Cetro de Convenções e Feiras da Amazônia. Em sua 25a edição, o evento retorna ao espaço, que será reaberto após o encerramento das atividades como Hospital de Campanha, que atendeu milhares de pessoas que contraíram a Covid-19. A programação abre neste sábado, 27, às 9h, e segue até o dia 4 de setembro, com visitação até 21h. Entrada franca.

Durante nove dias, os visitantes poderão apreciar atividades variadas, como shows, encontros literários, apresentações teatrais, rodas de conversa, saraus, entre outros, divididos pelas seguintes temáticas: Vozes dos Homenageados, Vozes do Escritor Paraense, Vozes da Inclusão, Vozes da Cultura Popular, Vozes da Memória e do Patrimônio, Vozes da Infância, Vozes da Inovação, Vozes Urbanas e Vozes da Amazônia.

Também será a oportunidade para adquirir os títulos que estão há muito tempo na lista de desejos dos leitores. Este ano, os grandes homenageados da Feira do Livro serão a cantora, compositora e poetisa, Dona Onete, e o escritor, jornalista e roteirista, Edyr Augusto Proença, que estarão presentes no evento.

"Toda a minha obra é para Belém e o estado do Pará. Estou muito feliz de ser homenageado na minha terra", disse Edyr Proença, durante a coletiva de imprensa. 

O escritor conta com dois livros que terão lançamentos na Feira: "O Teatro de Edyr Augusto", com 35 peças de autoria do escritor e lançado pela Secult, e a obra de contos "Eu já morri", de editoria pessoal do autor.

Um dos artistas de destaque da programação é o roteirista e escritor afrofuturista Ale Santos, que terá seu livro “O último ancestral” adaptado para as telas. Finalista do prêmio Jabuti 2020 e do CCXP Awards, ele fala sobre a expectativa de participar de uma feira do livro na Amazônia e se aproximar ainda mais do público paraense. 

“O Pará é uma região tão rica em história, uma cultura própria que vive em cada detalhe que a gente tem contato pela televisão ou pela internet, lugar de artistas geniais que me inspiram também, como a Gaby Amarantos, que para mim mergulha na mesma fonte do afrofuturismo. Estou extremamente empolgado em poder participar da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, para viver toda essa energia fabulosa de perto e conhecer o imaginário desses leitores que são especiais”, comentou.

Além do escritor, também confirmaram presença a jornalista Cristina Serra; o escritor e professor Daniel Munduruku; a atriz e escritora Elisa Lucinda; a digital influencer PcD Clarinhamar; o coreógrafo e carnavalesco Milton Cunha; a artista visual Criola; a escritora paraense Monique Malcher; e os homenageados na Feira em 2019, o escritor João de Jesus Paes Loureiro e a professora Zélia Amador de Deus.

O encerramento de cada dia será feito na Arena Externa, com apresentações musicais de Dona Onete; Amazônia Jazz Band e os convidados Lia Sophia, Keila Gentil, Luê e Pedrinho Cavallero; Tribo de Jah; um encontro de carimbó com Sereias do Mar (Marapanim), Mestre Damasceno (Salvaterra) e Mestre Chico Malta (Santarém); Batuque Cabano, com escolas de samba de Belém, e Banda Sayonara; Os amantes - Jaloo, Leo Chermont e Arthur Kunz; Show Talentos Jovens do Pará com Bia Dourado, Mel Chaves, Bella Moura, Renan Andrade e Alan Cauê; Aparelhagem Crocodilo; Viviane Batidão e Fafá de Belém.

Serviço

25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Data: 27 de agosto a 04 de setembro de 2022

Horário: 9h às 21h

Local: Hangar Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Doutor Freitas, s/n - Marco, Belém/PA)

Entrada franca


Nenhum comentário: