Exposição na Kamara Kó Galeria, em parceria com Estranho Produções, e o documentário em exibição até esta quarta-feira, 19, no cine Líbero Luxardo. 5 CASAS é um projeto do artista visual, cineasta e fotógrafo Bruno Gularte Barreto, do Rio Grande do Sul. O artista faz uma viagem ao passado em busca pelas memórias de infância, 20 anos após deixar Dom Pedrito, sua cidade natal, no interior do Rio Grande do Sul. A exposição ficará aberta ao público até 19 de novembro.
Um extenso trabalho de arqueografia pessoal em que o artista coleta fragmentos da sua história, marcada pela morte prematura de seus pais por câncer, doença que assola a cidde. Ao reconstruir as memórias de um passado que tentou esquecer, como que tentando esquecer a dor da perda, do luto e das saudades, ele se deparou com as complexidades e contradições da própria cidade onde viviam, e vai reencontrar e retratar uma série de lugares e pessoas que foram importantes na sua formação.
A exposição é um recorte dessa busca pelas memórias, transformação e reinterpretação em imagens na construção de micronarrativas autoficcionais e seus desdobramentos. Faz parte do Projeto “5 CASAS”, que teve origem no programa de mestrado em poéticas visuais no PPGAV/UFRGS sob a orientação do crítico e professor Alexandre Santos.
Desde então, o projeto contou com a realização de uma exposição a convite do Centro de Fotografía de Montevideo e no Museu de Arte do Rio Grande Sul – MARGS e um longa. No filme, vemos uma cidadezinha no interior do Rio Grande do Sul, onde há cinco casas com histórias que se interligam.
Em uma delas, uma velha professora luta para manter sua casa de pé; em outra um jovem que sofre agressões por se recusar a esconder sua natureza; uma freira sendo transferida da escola que regeu com punho de ferro por décadas; um velho capataz em uma fazenda mal assombrada e um menino cujos pais morreram 20 anos atrás e que é hoje o diretor que volta para buscar as memórias de sua infância perdida e dar voz a essas pessoas.
O projeto conta ainda com o livro/arte homônimo que foi concebido por Bruno Gularte Barreto junto à Azulejo Arte Impressa e conta com texto de apresentação de Alexandre Santos.
Serviço
Exposição 5 Casas - Na Kamara Kó Galeria - Trav: Frutuoso Guimarães 611, entre Riachuelo e Gen. Gurjão - Visitação: de quarta a sexta-feira de 15h às 18h Sábado, de 10h as 13h, até dia 19 de novembro. O documentário pode ser visto até esta quarta-feira, 19, na sessão das 20h, no Cine Líbero Luxardo - Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré– Belém. Valor do ingresso: 12,00 (Meia: R$6,00) - Pagamento somente em dinheiro - 88 lugares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário