19.10.22

ReMatintas te convida para o Café da Dona Pereira

O Projeto ReMatintas está de volta! A primeira experimentação, em 2016, resultou em “O Velório de Dona Pereira”, uma intervenção cênica que experimentou a rua, além dos espaços físicos do Casarão do Boneco. Foi uma despedida, mas reza a lenda, que uma outra Matinta recebeu o fardo da falecida e dá continuidade a história, convidando o público para o “CAFÉ DA DONA PEREIRA”, que será realizado nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro, sempre sextas e sábados, às 19h. Quem quer?

O Café da Dona Pereira é um encontro que reunirá público e convivas na CASAMATINTA, uma ambiência que toma conta do Casarão do Boneco para abrigar a todos. Misto de lenda, ancestralidade e cultura amazônica, a proposta cênica visa provocar conversas, comentar e dar notícias, contar novidades, rever quem não se via, entre outras coisas. E entre as narrativas amazônidas é assim também que se agrada uma Matinta Pereira, a convidando para tomar um café.

Neste encontro, a ideia é que cada convidado (público) faça  parte de um processo, um modo de estar na CASAMATINTA, numa permanência tramada com encantamentos. Vir tomar um café é “matintar”, se permitir fazer parte de um outro modo de encontro, imergir nas nossas ancestralidades, alterar o cotidiano e se deixar envolver por outro modo de perceber o tempo. 

“O público é convidado a assistir, mas também a estar com os atuantes, como partícipes de uma atmosfera alterada pelo jogo com o tempo e espaço na Casa; a estar inserido nas ações; a escolher onde e como quer estar nos diversos ambientes que foram preparados para alterar o olhar e a presença das pessoas e propiciar esta reinvenção do tempo, como quem se permite dialogar com as próprias memórias”, diz Adriana Cruz, Coordenação Projeto ReMatintas.

Fotos: Carol Abreu

A lenda da Matinta induz e dá o clima a um processo que vem sendo construido há alguns anos pelo projeto ReMatintas. Em 2021, uma nova oportunidade de retomada surgiu com o apoio de uma emenda parlamentar e parte dos recursos foram aplicados na realização de sete laboratorios: Figurino, Sons e Cena, Objetos Luminosos para Cena, Performance, Mascaramento, Manipulação de Objeto-Rede e Produção Criativa.

“Essas linguagens estão unificadas nesta experimentação cênica. Este símbolo Matinta perpassa tudo enquanto uma ancestralidade amazônica, enquanto as raízes que nos trazem até aqui, enquanto lidar com o caminho, com o destino. Há também os indutores sonoros. E também foi trazido para dentro do projeto, como outro indutor, a questão da resistência do nosso fazer, das nossas raízes, a resistência de existir”, pontua Cristina Costa, do Laboratório de Produção Criativa. 

Serviço

CAFÉ DA DONA PEREIRA - Dias 21 e 22 /28 e 29 de outubro (sextas e sábados) . Às 19h, na Av. 16 de Novembro, 815 - entre TV. Veiga Cabral e Praça Amazonas. Contribuição por convidado: R$ 30 (Antecipado por pix). Central de Atendimento: WhatsApp 91 98608.7575. A realização é da Escola de Teatro e Dança da UFPA e Casarão do Boneco. Apoio institucional da UFPA e Fadesp.

Ficha Técnica

Coordenação Projeto ReMatintas: Adriana Cruz

Relatoria: Paulo Ricardo Nascimento

Estagiários: Patrícia Pessoa e Luis Gustavo Ferreira

Olhar cenográfico: Maurício Francco

Identidade Visual e Design: Carol Abreu

Todos os atuantes são participantes dos Laboratórios do Projeto ReMatintas

LABORATÓRIOS

Laboratório de Manipulação de Objeto-Rede 

Vandiléia Foro

Tarsila Maquiavel

Glaucia Lima

Sidiane Nunes

Laboratório de Mascaramento 

Anibal José Pacha Correia

Claudia Gomes

Inaê Nascimento

Karina Azevedo

Victoria Santos

Jeziel Espindola

Ivone Xavier

Laboratório de Performance

Maurício Francco

Sol Di Maria

Laboratório Objetos Luminosos para Cena

Thiago Ferradaes

Tarik Coelho

Izi Neto

Laboratório Sons e Cena

Cincinato Jr.

Oiran Gomes

Ítalo Matta

Laboratório de Figurino

Nanan Falcão

Ila Falcão

Laboratório de Produção Criativa

Cristina Costa

Fafá Sobrinho

Andréa Rocha

Marcelo Brito  

Fernandu Sarmento

Maridete Daibes

Nenhum comentário: