13.10.22

Projeto Circular lança moeda digital na 42ª edição

O Circular Campina Cidade Velha realiza neste domingo, 16, a sua 42ª edição, das 8h às 20h, em mais de 20 espaços que estarão abertos com programação cultural variada e muitas novidades! Uma delas é a implantação da Moeda Verde Circular, uma moeda social digital, que poderá ser trocada por materiais em papel, vidro, metal, óleo, roupas, plástico e eletrônicos, no EcoPonto que estará instalado na Praça do Carmo, das 8h às 12h. 

A iniciativa é uma parceria do Circular com o Instituto Alachaster e projeto Moeda Verde e apoio da Máxima Segurança. Haverá monitores para receber os materiais e pesar para em seguida instalar o aplicativo da moeda no celular do doador, transformando em Moeda Verde Circular, que já poderá ser utilizada em alguns espaços que estarão abertos do circuito.

A programação de lançamento da moeda conta com a oficina “Percussão Sustentável para crianças - Confecção de instrumentos musicais”, das 8h às 10h, e uma Roda de Conversa, às 10h30, no Fórum Landi, com a participação de Adelaide Oliveira, atual coordenadora do projeto Circular; Ted Vale, do Instituto Alachaster e Carol Magalhães, coordenadora do projeto Moeda Verde, que vai falar sobre a experiência bem sucedida no município de Igarapé Açu. 

“Essa ação é a primeira experiência com o ecoponto nos domingos do circular. Queremos que isso aconteça em todas as edições.  É urgente ampliarmos a nossa participação na questão ambiental que tem impacto grande no centro histórico. Sem contar que esse material que será coletado é renda pra muita gente. Acreditamos que a inciativa tem tudo pra ganhar força, já nessa edição a moeda verde circular será recebida pelos espaços parceiros devidamente cadastrados na plataforma”, diz Adelaide Oliveira.

Veja quais os espaços que receberão a Moeda Verde Circular:

Vila Prana Tropical - Tv Rui Barbosa, 257 - Reduto

- Hortinha do Reduto 

- Loja 4 

Casa do Fauno - R. Aristides Lobo 1061 - Reduto

Espaço Amazônia Artesana - R. Dr. Malcher, 23 - Cidade Velha

Boteco do Fraga - R. Veiga Cabral, 429 - Cidade Velha

Espaço Cultural Valmir Bispo, na Trav. Padre Prudêncio, 681 - Campina.

Arte, cultura e diversão no centro histórico de Belém

Nesta edição, mais uma vez, o projeto traz a ação Circular Apresenta, que desta vez traz a apresentação do Grupo Sancari, às 18h30, na Praça do Carmo, na Cidade Velha. O grupo apresenta a música e a dança tradicional paraense por excelência, cuja manifestação ocorre há mais de dois séculos em quase todas as regiões do Estado do Pará. 

Junção caprichosa do pé batido indígena com o rebolado africano, preservado nas comunidades paraenses  pela oralidade dos mestres da cultura popular do estado do Pará, afirmamos mesmo que o Carimbó é parte essencial da alma paraense  Amazônida, um componente fundamental da identidade cultural brasileira. A ação tem apoio de emenda parlamentar da Dep. Marinor Brito, via Fundação Cultural do Pará, Governo do Estado e Associação Namazônia.

O público ainda vai conferir dois novos espaços na circulação, como o Studio BOHHO, um escritório de Arquitetura e Patrimônio que funciona em um chalé urbano construído nos anos 80, em pleno centro da cidade, prédio de arquitetura única, com projeto do arquiteto Aurélio Meira. Fica na Rua Tiradentes, n. 16, no bairro do Reduto; e o Boteco Campos Sales, acolhido em um dos diversos casarões clássicos, na Rua Campos Sales, 644, no bairro da Campina.

BAIRRO DA CAMPINA

ASSEMBLÉIA PARAENSE – SEDE SOCIAL – Terrace -  Horário de funcionamento: 10h às 16h. Endereço: Av. Presidente Vargas, 762. 

Arte Photoclube AP: Exposição “Olhares da fé”

Guy Veloso

Cláudio Dias

Livia Font

Lorena Fadul

Pedro Victor Nunes

Vitor Souza Lima

Jorane Castro

Música ao vivo (12h)

Obs: Para acessar o clube é obrigatório apresentação do comprovante de vacina com esquema de vacinação completo (2 doses).

BOTECO CAMPOS SALES - Horário de funcionamento: 10h às 20h. Endereço: Travessa Campos Sales, 644 esquina com General Gurjão.

10h Abertura da casa e início da Feira Mix Criativa, realizada pela ONG Arte Pela Vida.

10h30 Dj El Freaky Selector

12h Dj Raul Bentes na discotecagem e a cozinha abre para almoço;

15h Performance Yndjah Bah (a decidir)

16h Raidol ao vivo - voz e violão

18h Dj Gio Bittencourt + Dj Faca

CASA IGÁ – Horário de funcionamento: 11:30 às 18:00h. Endereço: Tv. Frei Gil de Vila Nova, 215. 

Ao pedir um prato da Casa, ou passando para visitar e conhecer, você recebe a Cartilha de Ingredientes que a cada edição, traz letras do alfabeto contando a história dos elementos que utilizamos na nossa cozinha no preparo dos pratos. As letras das cartilhas - que são colecionáveis - são produzidas pelo designer Rafael Gondim que trabalha com tipografia vernacular.

CASA SAMAUMA -  Horário de Funcionamento: 9h às 18h. Endereço: Rua Riachuelo, nº. 69 (esquina da Campos Sales) 

9h Massoterapia Nazaré

12h Feijoada da Sandra

9h às 16h Moda sustentável - Brechó e marca autoral Revoluta Desfile - oficina de  roupas, costura

16h Pássaro Junino Tangará

ESPAÇO VALMIR BISPO, TORÓ- GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL E ATELIÊ JUPATI – Horário de Funcionamento: 9h às 17h - End. Trav.Padre Prudêncio, 681, entre Carlos Gomes e Gama Abreu.

Exposição “Mosaicos de Belém: Da Pedra do Peixe ao Ver-o-Peso”, com Vânia Bispo.

Feirinha Criativa Jupati com os expositores diversos.

11h - Lançamento do Livro "O Maior Círio de Todos os Tempos",  com o escritor Edson Ribeiro.

12hs às 15h Almoço com Toró Gastronomia Sustentável;

13h Show Jupati Acústico com Rene Ribeiro.

DONA JOANA RESTAURANTE  – Horário de funcionamento: 11h às 18h. Endereço : Tv. Campos Sales, 482. 

Gastronomia, história e memórias de Joana Romagnoli de Paiva e sua família.  No cardápio, pratos zero glúten e zero lactose, um hábito alimentar familiar.

KAMARA KO GALERIA – Horário de funcionamento: 10h às 17h. Endereço: Trav. Frutuoso Guimarães, 611.

A Kamara Kó Galeria em parceria com Estranho Produções apresenta a Exposição 5 CASAS do artista visual, cineasta e fotógrafo Bruno Gularte  Barreto, do Rio Grande do Sul. 

CIDADE VELHA

AMAZÔNIA ARTESANAL – Horário de funcionamento: 10h às 16h. Endereço: Rua Dr. Malcher, 25. Ao lado da igreja da Sé. Cidade Velha. 

Uma empresa familiar que aplica métodos tradicionais e modernos para “conservar” insumos amazônicos, com aproveitamento integral de frutas e fusão de alimentos diversos com os da nossa região.

Lojinha aberta com produtos autorais, vendas de conservas artesanais, licores, salgados, petiscos e cervejas, drinks e produtos para café

12h às 15h - Almoço em 3 tempos – e muito carimbó com os "Falsos do Carimbó" - Couvert artístico: R$ 10,00/pessoa.

BAR E RESTAURANTE NOSSO RECANTO – Horário de funcionamento: 11h às 21h. Endereço:  Rua Siqueira Mendes, 24 Em frente à Praça do Carmo Cidade Velha. 

Aberto a  partir das 11h com cervejinha gelada, petiscos gostosos como os deliciosos: Camarão empanado, unha de caranguejo, isca de peixe, maniçoba e sua boa seleção musical.

COLETIVO APARELHO – Horário de funcionamento: 10h às 18h. Endereço: R. São Boaventura (Mercado do Porto do Sal.

10h Oficina de Origami com Simone Jares

11h30 Lanche Colaborativo

12h O Mercado do Choro

14h - Dj Luli

16h Pandeiro Livre

Exposição de ilustração do Coletivo Sem Choro

Feirinha Aparelho

Comidas e bebidas

ESPAÇO CULTURAL REBUJO – Horário de funcionamento: 9h às 20h - Rua São Boaventura,171. Informações: @rebujo

ESPAÇO GASTRONÔMICO PIMENTA NA CUIA – Horário de funcionamento a partir das 11h. Endereço: Rua Rodrigues do Santos, 186- Cidade Velha. 

Neste Domingo o Espaço Gastronômico Pimenta da Cuia traz deliciosa gastronomia tipicamente amazônica + exposição do artista plástico Marinaldo Santos e música ambiente temperada com toques vintage de MPB, jazz, bossa nova, blues, samba, entre outros.

FÓRUM LANDI - Horário: 10h30 às 12h - R. Siqueira Mendes 

10h30 Lançamento da Moeda Verde Circular, a moeda social do projeto Circular Campina Cidade Velha.

IGAPÓ LADRILHOS Horário de Funcionamento: 10h. Endereço: Tv. Siqueira Mendes (em frente a praça do Carmo).

10h às 13h - Visita guiada pelo ateliê da Igapó Ladrilhos Hidráulicos, para apresentar o processo de produção e criação das peças e demonstrar as possibilidades de criação que o ladrilho hidráulico apresenta. Os visitantes poderão acompanhar o ladrilheiro fabricando nossas peças enquanto cada passo será explicado para os visitantes.

Venda da coleção especial do Círio das 10h as 16h.

PAPEL DA AMAZÔNIA E ATELIÊ DO ZOCA – Horário de funcionamento: 9h30 às 16h. Endereço: Dr. Rodrigues dos Santos 181, entre Gurupá e Cap Pedro Albuquerque.

9h30 às 16h - Exposição Belém e o Círio de Nazaré.

PRAÇA DO CARMO - 8h às 19h30

8h às 10h - Oficina Percussão Sustentável com confecção de instrumentos musicais para crianças - Instrutor: Heraldo Santos, percussionista e arte educador.

18h30 - Circular Apresenta: Grupo Sancari (carimbó)

RESTAURANTE DO RUBÃO – Horário de funcionamento: A partir de 12h (meio-dia). Endereço: Tv. Gurupá, 312. 

Iguarias típicas, caranguejo, mexilhão e o bom astral do Rubão estarão te esperando neste domingo.

ROTEIRO GEO TURÍSTICO: Roteiro Pela Estrada de São José - Horário de saída: 8h30 – Endereço de saída: Polo Joalheiro.

Projeto do Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA.

Percurso:

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas - Rua XVI de Novembro e seu casario - Casarão do Boneco - Largo Redondo - Canal da Tamandaré - Antiga estação Central da Estrada de Ferro (Hotel de Trânsito) - Praça Felipe Patroni - Prédio do Corpo de Bombeiros - Museu da Assembléia de Deus - Academia Paraense de Letras - Colégio Paes de Carvalho - Praça da Bandeira - Prédio do Exército do Comando Militar do Norte - Centro Cultural da Justiça Eleitoral.

Observações e recomendações importantes:

1. Ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves.

2. O roteiro é a pé pelas ruas, não entramos nos prédios e termina por volta do meio dia.

3. O roteiro será realizado mesmo com chuva, recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva.

Inscricões gratuitas: https://forms.gle/AvnE11C35NHecH6u5

SEBO DA FRIDA – Horário de funcionamento, das 10h às 20h . Endereço: Travessa Breves, nº 50- Entre óbidos e Tamandaré. 

Espaço café com opções de doces e salgados para seus frequentadores.

10h Coffee-break 

12h Bazar Frida/ Feirinha Marcas parceiras

@EncantoseMimos

@Rosarioemflor

@FabioPurificacaoBrand

16h Música com Seletivas Daniel Morais e Márcio Tavares. 

17h Sarau da Frida + som do vinil no Seletivas: Daniel Morais e Márcio Tavares especial Vozes Femininas. 

SISTEMA INTEGRADO DE MUSEUS- SIMM – Horário de funcionamento: 9h às 13h. Endereço: Museus do Complexo Feliz Luzitânia.

Galeria Fidanza (Museu de Arte Sacra): Exposição Sagrado Feminino: Apresenta a devoção de mulheres devotas de Nossa Senhora de Nazaré.

Casa das Onze Janelas:  

Exposição: "Arte Pará: premissas históricas" - O Arte Pará 2022 celebra o quadragésimo aniversário do mais antigo evento artístico do Brasil.

Exposição: "Percursos da Arte Brasileira".

Museu do Círio: Exposição: "O nobre, o penhasco e a Virgem de Nazaré": um pouco da história entre Belém e Portugal, que é onde tem origem o culto à Nossa Senhora de Nazaré.

Museu do Estado do Pará (MEP): 

Exposição: "Adesão do Pará a Independência: Símbolos da Nação" - símbolos que compõe o acervo do SIMM/SECULT, que nos remetem a Independência do Brasil, que neste ano comemora os 200 anos de independência. 

SOLAR BARÃO DO GUAJARÁ - Horário de funcionamento: 9h às 13h. Rua D'Aveiro (antiga Thomázia Perdigão), 62 - Ao lado da Alepa, em frente a Praça D. Pedro II.

Visitas a cada 30 minutos. 

VARANDA DO AXÉ – Horário de funcionamento: Das 11h às 18h , Endereço: Tv. Gurupá nº 18 , Contato  (91) 98954-5313. 

Evento traz programação especial em homenagem ao Círio de Nazaré. Sincretizada em alguns terreiros com Nossa Senhora de Nazaré, a yabá Oxum representa não apenas o sentimento materno através da fertilidade, como também o amor-próprio. Programação para devotos e curiosos das religiões afro-brasileiras. Aos andarilhos do Circular, o espaço também venderá feijoada no almoço e bebidas até as 18h.

11h Exposição Quizomba - Bate-papo com Ursula Bahia

12h Venda de feijoada especial e bebidas

14h Macumbarias sonoras com DJ Jack Sainha

16h Sons do Axé com Alba Mariah

REDUTO

CASA DO FAUNO  – Horário de funcionamento, das 8h30  às 20h. Aristides Lobo, 1061 (entre Benjamim e Rui Barbosa). Informações: @casadofaunobelem

VILA PRANA – 10 às 16h-  Rua 28 de Setembro, 913, esquina da rui Barbosa. Informações @vilaprana

LOJA AUTORAL VEM – Horário de funcionamento, das 10h às 18h - Rua Ó de Almeida, 1083, entre Rui Barbosa e Benjamin – Novo endereço.

11h Roda de conversa - Agroecologia e produção de alimentos. 

Facilitador: Rosemiro Rodrigues (Instituto Peabiru)

A proposta é abrir um diálogo com os participantes sobre a produção agroecológica de alimentos, convidando à reflexão sobre o tema a partir da experiência de atuação do Instituto Peabiru em projetos agroalimentares. 

10h as 18h Loja Autoral VEM 

17h Música com show da Banda Reggaetown pra encerrar o dia.

10h às 16h Gastronomia o dia todo, com o melhor da comida regional com Kantinho da Helô.

STÚDIO BOHHO – Horário de funcionamento, das 8h às 20h. Endereço: Rua Tiradentes, n. 16, entre Tv. Piedade e Assis de Vasconcelos .

Feira BOHHO : Lojas parceiras

08h Prática de Mindfullness e bem-estar- Virgínia Diniz

08h Azulejoteca- Tainá e Izaíra (Oficina)

11h às 13h Discotecagem no Vinil:  Dj Milana

08h às 9h05 Radio BOHHO

16h às 17h Drops Especiais de café-  Verô Café

17h às 19h Discotecagem : Projeto Yuri 

19h às 20h Encerramento 

Lojas parceiras:

Terrarium - Atelier Botânico 

Velô Serigrafia 

Thais Albuquerque - Confeitaria Artesanal 

Taga Acessórios 

Verô Café

Retrô Chic

Mael Anhangá 

Nenhum comentário: