18.10.22

Oficina ribeirinha de podcast combate a infodemia

Estudantes entre 14 e 29 anos, moradores da comunidade Porto Ceasa e Curió Utinga participam da oficina de Áudio Digital e Podcast, promovida pelo Instituto Idade Mídia, via Rádio Murukutu e projeto Transmissões Populares Contra a Infodemia, que visa desenvolver conteúdos de combate a pandemia de desinformação.

Assim como em outras comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas da Amazônia, a guerra de informações alastrou-se, chegando à comunidade de Porto Ceasa, através do compartilhamento de informações incorretas, sobretudo sobre a vacina, motivando moradores por não tomar as doses, entre outras situações. A chamada infodemia prejudicou a saúde física e mental das pessoas, alimentou preconceitos e gerou uma narrativa negativa contra as medidas de saúde pública. 

A Oficina é ministrada Angelo Madson Tupinambá, midiativista e educomunicador paraense. São 4 encontros de formação teórica e habilitação técnica nas etapas de produção de áudio digital para rádio web ou podcast. Comunicação Comunitária, Linguagem Radiofônica, Gêneros e Formatos, Elaboração de Roteiro, Técnicas de Locução e Edição de Áudio Digital são alguns tópicos temáticos da programação.

“No exercício de composição de roteiro para rádio (script), criamos o esboço do resultado final da oficina: O programa Infonews Podcast – Um antiviral contra Infodemia. Com abordagem direta e formato jornalístico, o Infonews Podcast fala sobre consequências da desinformação, com enfoque na comunidade Porto Ceasa, com entrevista de lideranças locais, spot e dicas de combate à infodemia”, conta o coordenador do projeto. 

Democratizando o acesso aos recursos, cada participante da oficina recebeu uma ajuda de custo no valor de R$50 reais no meio da jornada de Educomunicação e com 100% de presença e participação garantem um incentivo no valor de R$100 reais ao fim das atividades e entrega de certificados. A principal atividade econômica na comunidade está no extrativismo de açaí e na pesca artesanal de camarão, além do árduo ofício de carga e descarga de produtos na CEASA, realizado na madrugada antes da cidade acordar. 

A Rádio Ribeirinha Murukutu, emissora streaming do Instituto Idade Mídia, foi lançada no dia 15 de agosto de 2022, nos 187 anos da proclamação de Antônio Vinagre aos revolucionários no Acampamento Cabano no Engenho Murucutu, território histórico parawara, originário do grande Levante da Nação Tupinambá em 1617. A Rádio Murukutu está localizada na comunidade ribeirinha, há cerca de 4Km do projeto “Uka Murukutu”, para construção da sede própria do Instituto Idade Mídia, no bairro Curió Utinga. 

O projeto Transmissões Populares Contra Infodemia está vinculado ao programa Enraizado na Confiança 2.0 (Rooted in Trust) desenvolvido pela Internews, uma organização sem fins lucrativos com mais de 30 escritórios em todo o mundo, para constituir programas com base na convicção de que todos merecem notícias e informações confiáveis para tomar decisões informadas sobre suas vidas. Comunicação como raízes de confiança.

Mais informações: 

Rádio Murucutu 

https://murukutu.org/

Nenhum comentário: