6.12.22

Abílio Dantas lança o primeiro livro "Fogo de Rua"

Em seu primeiro livro, Fogo de Rua, lançamento da editora Folheando, o jornalista e compositor Abílio Dantas reúne 40 poemas que tratam de manifestações artísticas, personagens da cultura paraense e vivências pessoais de quem entende a boemia como parte da história e do modo de existir de um povo.

Memória e esquecimento são irmãs inseparáveis na história da Amazônia. Na literatura e na música, o grande número de autores e autoras cuja obra não é reeditada e conhecida revelam a negação da produção artística da região. “Tudo começou com a vontade de criar um livro de poemas em que as memórias coletivas e individuais conversassem, com destaque para a importância da festa, da música, da poesia e do afeto para a vida”, explica o poeta. 

De acordo com ele, o incômodo de perceber o silêncio sobre a história de artistas como o poeta Bruno de Menezes, o violonista Tó Teixeira e a escritora Lindanor Celina, por exemplo, impulsionou o volume de estreia, após já ter lançado publicações artesanais de poemas e de ter canções gravadas por artistas como Bando Mastodontes, Joelma Kláudia e Banda Na Cuíra.

A escolha por fazer um livro de poemas, no entanto, faz com que o trabalho não seja didático ou jornalístico, com informações historiográficas, objetivas, e sim construído com imagens e ritmos na feitura dos versos, próprios da linguagem poética. “A poesia que me interessa não é a que tira do chão, inebria, e sim a que aponta para a vida em carne e osso, das andanças pelas ruas, dos jogos de dados, do bilhar, dos amores que surpreendem os amantes, das histórias noturnas, dos casos contados pelas pessoas da capital e do interior do Pará. Tudo com a liberdade de imaginação que só a poesia é capaz de trazer”, explica.

Para o poeta e pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Clei Souza, autor do posfácio de Fogo de Rua, o livro traz características incomuns para um primeiro livro de poemas. “Trata-se de um livro com um corpo consistente, o que revela uma maturidade já na estreia por parte de seu autor, e trazendo uma poética original para a poesia contemporânea”, escreve.

O livro conta ainda com ilustrações e capa do artista plástico Bruno Rocha, natural de Castanhal, que reside hoje em Portugal. A pré-venda foi iniciada em novembro e segue durante o mês de dezembro, sempre pelo site www.editorafolheando.com.br.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: