30.12.22

Na Casa do Artista segue com os projetos em 2023

Ela é autora de um dos livros mais importante lançados este ano na área da cultura alimentar. Detentora desses sabers, foi uma das convidadas a subir no palco com Luís Inácio Lula da Silva, na reunião com a cultura, em setembro, no Theatro da Paz. Quem se interessa pelo tema mas ainda não leu "Entre Panelas, Memórias e Sentidos", fica a dica. A seguir, a autora entra na retrospectiva do blog para falar de seus projetos e do espaço Na Casa do Artista, em Icoaraci. 

"Entre Panelas, Memórias e Sentidos" foi lançado no dia 5 de outubro, em clima de Círio de Nazaré e cito a ação aqui como um dos momentos memoráveis da agenda cultural de Belém este ano.  Na ocasião, a escritora e cozinheira de mão cheia serviu, claro, uma iguaria da época, feita com seu toque especial, a famosa maniçoba. 

E como não bastasse a reunião de pessoas incríveis naquela noite, ela ainda trouxe para nossos olhos e ouvidos uma apresentação de artistas do Carimbó de Icoaraci, contando com o Trio Chamote e Íris da Selva. O livro ainda foi lançado em Icoaraci, Na Casa do Artista, espaço cultural mantido em sua casa, em Icoaraci, juntamente com seu companheiro, o artista visual Werner Sousa. 

Lá é seu laboratório culinário, seu paraíso poético, um espaço de fazeres e também feito para receber. Não são raras as provocações e nem poucas as oportunidades. Ao longo do ano são promovidos saraus, encontros musicais e de artes visuais. 

Mestra em Planejamento do Desenvolvimento do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - PLADES/UFPA, com a dissertação sobre Saberes Tradicionais e Patrimônio Imaterial, Auda recebeu o prêmio nacional Rodrigo de Melo, na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial, em 2007, como produtora do projeto Mestres da Cultura de Icoaraci. 

Pesquisando saberes tradicionais desde 1996 e saberes culinários desde 2013, a ativista cultural também coordenou, em Icoaraci, o Movimento de Vanguarda da Cultura Icoaraci, o MOVA-CI, recebendo o prêmio Culturas Populares e menção honrosa, e o projeto Café com Pupunha (trabalho com oralidade), de Valorização da Arte Cerâmica e Geração de Renda, escolhido entre as 10 melhores iniciativas de Arte e educação pelo Rumos Itaú Cultural em 2008. 

Em 2019, organizou o Intercâmbio de Artes Visuais em parceria coma a entidade Alemã Ponte Cultura, que envolveu artistas europeus e brasileiros. E somente este ano foi possível lançar o catálogo. Durante a pandemia Auda teve perda familiar para a Covid-19, mas aos poucos e com sabedoria, tudo foi sendo retomado e em 2023, Na Casa do Artista já tem programação em janeiro e o projeto com a cultura alimentar, segue em outros desdobramentos. 

Holofote Virtual: Fazendo uma retrospectiva deste ano, o que destacas dentro das realizações do espaço Na Casa do Artista e na produção cultural tua e do Werner?

Auda Piani Tavares: Enquanto produção individual e  produção Na Casa do Artista, posso afirmar que foi um ano que fluiu; e apesar dos resquícios da dor e do isolamento por conta da epidemia conseguimos fazer programação Na Casa do Artista com participações especiais nas Artes visuais: Ricardo Pontieri, Lúcia Gomes e Marcele Nascimento. Na música, tivemos a presença de Vitor Piani, Maurício Panzera, Waldiney Machado, Ronaldo Silva e Allan Carvalho. No teatro, contamos com a maravilhosa Larissa Latif.

Werne realizou a exposição Vitrines no espaço Ná Figueiredo. Conseguimos concluir o catálogo "Territórios", resultado do Encontro Internacional de Artes Visuais "Territórios", realizado em 2019, o qual foi lançado Na Casa e depois no Intercâmbio internacional da Ponte Cultura em Fortaleza-CE, que Werne participou com a obra Operária.

Quanto ao projeto “Entre Panelas, Memórias e Sentidos”, de minha autoria consegui concluir a primeira etapa de viagens e entre janeiro e outubro tratamos da edição e publicação do livro, que saiu do jeitinho que sonhei. Lançamos em outubro no espaço Ná Figueiredo e em novembro Na Casa. Encerramos o ano com o lançamento e entrega do livro aos mestres de Quatipuru-PA, no dia 26 de dezembro no Barracão da Marujada, durante os festejos de encerramento daquela glamourosa festa.

Holofote Virtual: O ano, apesar de tudo, foi de realizações, que maravilha. E as expectativas para 2023?

Auda Piani Tavares: Iniciaremos o ano com programação na Casa, que inclui o show Duo Norte (Vitor Piani, Charles Matos e convidados), exposição de aquarelas de Werne Souza, Sarau Poético, Roda de Conversas sobre o Registro enquanto salvaguarda de Saberes. Isso é só começo. Deixamos fluir, o que vem é resultado de ideias, planos, projetos e muito trabalho

Holofote Virtual: Sobre politicas públicas pra cultura...

Auda Piani Tavares: As políticas culturais devem possibilitar a criação, produção, desenvolvimento artístico e fomento. O que percebemos é que a Lei Aldir Blanc favoreceu aos beneficiados. Entendo que política públicas deve considerar os trabalhos já realizados, fomentando o trabalho artístico continuado, mas ainda ocorre equívocos quanto a isso, dentro dos desenhos das políticas públicas para cultura tanto municipal quanto estadual.

Holofote Virtual: Quais as expectativas e novos projetos para este novo ciclo?

Auda Piani Tavares: Entre os projetos em vista, já citei alguns, mas pretendo entre outras coisas, dar continuidade ao trabalho relacionado aos saberes culinários e patrimônio imaterial. A esperança se renova com a recriação do MINC, uma mulher negra a frente já demonstra avanços no sentido de garantia de espaços.  Nessa crença de avanços, esperamos uma descentralização efetiva, começando com o fortalecimento de estruturas do MINC na nossa região, assim como o repasse de recursos que atenda nossa dimensão tanto territorial quanto suas potencialidades fruto da diversidade cultural e ambiental.

Para seguir e saber mais:

https://www.instagram.com/projetoentrepanelas/

https://www.instagram.com/na.casa.do.artista/

Para ler a matéria sobre o lançamento do livro:

https://auda-piani-lanca-receitas-com-saberes-e.html

Nenhum comentário: