4.12.22

Crianças ganham circuito histórico no 43º Circular

As crianças sempre tiveram um espaço garantido nas programações do Circular Campina Cidade Velha, por meio das contação de história, espetáculos teatrais e oficinas, mas desta vez, a proposta é convida-las para uma caminhada histórica no bairro da Cidade velha. O “Circuitinho Circular - Pequenos passos: A Rua é a história” será realizado hoje, a partir das 9h, com saída da Praça Frei Caetano Brandão, pela rua Siqueira Mendes. A ação contará com intérprete de LIBRAS para atender o público infantil de forma democrática e inclusiva. 

As histórias que atravessam a Rua Siqueira Mendes, no bairro da Cidade Velha, contadas para crianças de 5 a 10 anos! É o que propõe o “Circuitinho Circular - Pequenos passos: A Rua é a história”, uma caminhada com paradas estratégicas para contar aos pequenos, as coisas sobre o lugar e apresentar-lhes o patrimônio cultural material e imaterial presentes no trecho que vai da Praça Frei Caetano Brandão e segue até a Praça do Carmo, onde se entrará no Fórum Landi para atividades de desenho e pintura, finalizando a ação. 

Tarta-se de uma iniciativa inédita de educação patrimonial, com a ideia de promover a percepção e reflexão das crianças quanto à importância de preservar e valorizar os bens históricos, memória e as manifestações culturais que nos cercam por meio de uma caminhada. A ação se integra a circulação da 43ª edição, que reúne ainda 26 espaços abertos com programação cultural, nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto. 

A pequena caminhada, para as crianças interessadas em conhecer mais sobre a história da cidade, tem concentração às 9h, na Praça Frei Caetano Brandão, com saída às 9h30, pela rua Siqueira Mendes. Ao longo do trajeto serão feitas paradas com intervenções teatrais, onde os condutores da ação, com coordenação da pedagoga Luci Azevedo, trarão informações históricas de prédios, casarões e igrejas existentes ao longo do percurso, que finaliza no Fórum Landi com atividades lúdicas de desenho e pintura. 

“Este ano já é nossa segunda ação educativa, dentro da programação bimestral do projeto, tendo as crianças como público alvo. É importante que as crianças vivenciem a cidade e estabeleçam relações de afeto com os espaços históricos”, diz Luci Azevedo, pedagoga e integrante da equipe gestora do Circular Campina Cidade Velha.

A rua escolhida foi proposital, pois se conta, a partir dela, muitas histórias sobre a cidade e seu patrim6onio cultural material e imaterial. Além de ser a primeira rua aberta pelos colonizadores portugueses dando inicio a cidade de Belém,  ela é um corredor importante da nossa história interligando as praças Frei Caetano Brandão e do Carmo. 

“Percebemos que a rua Siqueira Mendes, por toda sua relevância histórica,  seria o nosso lugar de partida para iniciarmos esse projeto. Faremos 

um percurso que, além de pedagógico com narrativas feitas por mim e pela professora Geógrafa Magaly Caldas, também será lúdico  com intervenções teatrais com o artista Cleber Cajun, contando histórias de personagens comuns da cidade”, explica Luci. 

Serviço

Circuitinho Circular “Primeiros Passos - A rua é a história””. Concentração: 9h - Local: Praça Frei Caetano Brandão – Complexo Feliz Lusitânia – Cidade Velha. Saída: 9h30 - Percurso: Rua Siqueira Mendes – Praça do Carmo – Fórum Landi. Mais informações circularcampina01@gmail.com . Para ver a programação completa da 43ª edição do Circular Campina Cidade Velha, acesse: www.projetocircular.org.

Nenhum comentário: