1.8.10

Casa das Onze Janelas inicia o mês de agosto com novas exposições

“Mais Rapidamente para o Paraíso”, da paraense Luciana Magno e “Obrigação do Horizonte 2”, do artista pernambucano Bruno Vieira são trabalhos foram contemplados pelo Edital Prêmio Secult de Artes Visuais 2009/2010.

O concurso que foi aberto para artistas ou curadores de todo o país, selecionando oito projetos para realização de exposições individuais ou coletivas, no Museu Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secult.

Durante este final de semana Luciana e Bruno fizeram a montagem das mostras que abrem nesta quarta-feira, 04 de agosto, a partir das 19h30, na Sala Graciliano Bibas, e a no Laboratório das Artes, respectivamente.

O curador Solon Ribeiro diz que a exposição de Luciana é um “convite a um jogo sensorial, lúdico, no qual é difícil permanecer indiferente”.

De acordo com ele, a artista propõe a “criação de um espaço destinado ao exercício da poesia do prazer, do mover-se livremente, sem regras e objetivos preestabelecidos, um espaço onde não há vitórias para aqueles que souberem jogar”.

Formada em Artes Visuais pela Universidade da Amazônia, Luciana é da nova geração de artistas de Belém e aos 23 anos já têm em seu currículo um terceiro prêmio do Salão Arte Pará do ano de 2009 e o Prêmio de Artes Visuais do Sistema Integrado de Museus/Secult.

Bruno vem de Recife. Seus trabalhos incluem pintura, vídeo, fotografia, instalações e ações urbanas. Por eles, já recebeu várias premiações, como o 3º lugar na Arte Pará, Fundação Rômulo Maiorana, Belém; Menção Honrosa no 5º Salão de Artes Visuais, MAC de Jataí, Goiás.

Em 2005, recebeu o Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, Funarte, Rio de Janeiro. Em 2004, ganhou o 2º lugar na Mostra Competitiva do Cinema Digital, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Recife, e foi selecionado como um dos três finalistas na Bolsa de artes visuais Kunstlerhaus Buchsenhausen Bursary-Unesco-Aschberg (Innsbruck, Austria). Em 2003, recebeu a Bolsa Pampulha, no 27o Salão Nacional de Belo Horizonte, MAP, Minas Gerais.

Os trabalhos da série Vista Inevitável são fotografias aplicadas sobre persianas produzidas para a segunda edição da exposição Obrigação do Horizonte II ... vista inevitável, que estará no Museu Casa das Onze Janelas.

“Inspirada no poema Horizonte, de Fernando Pessoa, que remete a uma tradição e a uma genealogia que os próprios trabalhos celebram, mas que também ajudam a transformar. ( ) ... conforme nos informa Bruno Vieira”, diz Renata Wilner, Profª da Universidade Federal de Pernambuco.

“Ao apropriar-se da temática da paisagem, Vieira desestabiliza o mundo cartesianamente ordenado, desconstruindo suas coordenadas: o eixo vertical desaba; o conforto das verdades ilusórias é erodido pela impossibilidade de um espaço perspectivado, euclidiano, imóvel, da herança renascentista, face à fugacidade do tempo e à espacialidade aberta, dispersa e expansiva das redes virtuais na contemporaneidade”, diz.

Serviço
Abertura das exposições “Mais Rapidamente para o Paraíso” e “Obrigação do Horizonte 2”. No Museu Casa das Onze Janelas – Feliz Lusitânia – Cidade Velha, no dia 04 de agosto, a partir das 19h30.

Nenhum comentário: