3.8.10

“O Falcão Maltês” abre debate e estudos sobre o film noir

Geralmente associado a filmes policiais, o film noir é considerado uma invenção francesa surgida após a Segunda Guerra Mundial.

Gerando polêmicas, até hoje, de uma discussão sobre se é também um gênero, como o drama e a comédia, ou um movimento, como foi o cinema novo, o expressionismo Alemão e a Nouvelle Vague, o filme noir é também considerado uma expressão ou um dogma do cinema de Hollywood.

Quem quiser aprofundar este debate, terá oportunidade esta semana, durante a “Noite de Estudos de Cinema”, nesta sexta-feira, às 19h, quando será exibido “O Falcão Maltês”, o filme que inaugura o estilo, tendo em seguida, debate com o crítico Marco Antonio, que abordará as características do filme e do gênero a qual ele pertence, como parte da primeira turma de estudos de cinema Noir da Caianna Filmes. A entrada é fraca.

Roteirizado por John Huston, baseado no livro de Dashiell Hammett, e levado aos cinemas pela terceira vez, a película é obrigatória aos fãs do gênero. Traz um enredo repleto de surpresas e reviravoltas que envolve o detetive de San Francisco Sam Spade, que marcou a carreira de Bogart.

Contratado por uma misteriosa mulher (Mary Astor) para ajudá-la a se apossar de uma estatueta recheada de pedras preciosas, atrás da qual também estão os escroques personagens de Sidney Greenstreet e Peter Lorre, Spade transita por esse ninho de cobras usando toda a sua argúcia e sangue frio para escapar ileso, usando todas as armas e recursos de que dispõe, num retrato raro de uma América corrupta, obscura e violenta.

Ao contrário do atual gênero policial, o filme (e o estilo noir que ele inaugurou) se concentra muito mais na tensão entre quatro paredes e na brutalidade dos diálogos do que nos tiros e perseguições.

A despeito de sua caracterização noturna em becos e salas mal iluminadas, com radical utilização das sombras e do claro-escuro, em parte fiel ao romance de Hammett como herança do expressionismo alemão, mas também porque, sofrendo de esparsos recursos durante a Guerra Mundial, a Warner assim disfarçava a pobreza dos cenários,

O Falcão Maltês é uma obra-prima dentro de um universo cinematográfico peculiar e um clássico do cinema em todos os tempos. A Caiana Filmes fica na Rua Diogo Moia, 986 - Umarizal. Mais informações: (91) 33434252 / 33434254.

Nenhum comentário: