4.8.10

“Eles Não Usam Black-Tie” na leitura dramática da Casa da Atriz

Este é o primeiro de vários outros textos a serem apresentados em formato de leitura dramática ao público, até o final do mês de setembro, dentro do projeto de iniciativa do coletivo teatral “A Casa da Atriz”, que abre nesta quinta-feira, às 20h, colocando em prática mais uma ação voltada à valorização do teatro e a pesquisa cênica.

Estão dentro do projeto, também, entre outras, obras: “A serpente”, de Nelson Rodrigues, “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos e “Aldeotas”, de Gero Camilo, este representando a novíssima dramaturgia brasileira.

Em “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, um clássico da dramaturgia moderna brasileira, já mostrado também no cinema, é narrada a história de operários cariocas diante de uma greve no tempo da ditadura brasileira. Na trama principal, o conflito familiar entre o pai que organiza o movimento grevista na fábrica e o filho que fura a greve para não perder o emprego.

A entrada é franca e todos os interessados estão convidados a participar. O elenco de leitura de “Eles não usam black-tie” é formado por Leoci Medeiros, Monalisa da Paz, Yeyé Porto, Henrique da Paz, Paulo José Campos de Melo, Adriane Henderson, Cei Melo, Hudson Andrade, Ives Oliveira e Aílson Braga.

Observem que neste elenco está Paulo José Campos de Melo, músico, mais conhecido pelo seu trabalho como pianista de carreira consolidada e de talento reconhecido internacionalmente. É diplomado em Concerto pela Escola Superior de Artes de Berlim, foi Diretor Musical de alguns dos maiores teatros da Alemanha, Suíça e Áustria. E já se apresentou em mais de 20 países na Europa, América do Norte e América do Sul.

Paulo José também é compositor de duas óperas de câmara e um musical editados em Viena, e autor de trilhas sonoras para cinema, como "Fausto", do austríaco Ernest Gossner, e "Pão dos Anjos",de Daniel Tonucci.

Dentro deste contexto da música erudita, ele já atuou no Teatro Alemão, fazendo, entre vários outros papéis, Mário, em "Katarinha Knie", de Zuckermayer; Mozart, em "Satyros oder der Vergötterte Waldteuffel" e "Flauta Mágica II", de Göethe; Cafetão, em "Um Homem não é um Bicho", de B. Brecht e a Morte, em "Armas carregadas sempre disparam", de Tchuholsky.

Poucos sabem disso. Ao receber o convite do grupo da Casa da Atriz, aceitou de imediato, e estréia agora na dramaturgia brasileira. Com direção de Ailson Braga, a leitura dramática vai trazer para a atuação jovens atores, como Leoci Medeiros e Adriane Henderson e veteranos como Henrique da Paz, Yeyé Porto e Paulo José.

“O texto do Guarnieri foi um marco no teatro brasileiro por tratar de temas que nunca antes haviam sido abordados, com uma linguagem bem coloquial e muito próxima da realidade brasileira, com uma cor brasileira. Além disso, o texto tem humor, drama e é muito bem escrito, dramaturgicamente falando”, diz Ailson.

A leitura, de acordo com Yeyé Porto (foto), será feita no quintal da Casa da Atriz. “É um local amplo e ventilado, que já foi usado no Curta a Cena, uma mostra de cenas curtas realizadas no início de julho”, informa.


Serviço
Leitura do texto “Eles Não Usam Black-Tie”. Nesta quinta-feira, 05, na Casa da Atriz, com entrada franca. Rua Oliveira Belo, 95, entre Generalíssimo e Dom Romualdo de Seixas - próx. à Santa Casa. Mais informações: 91 8127-6366 (Paulo Porto).

Créditos das fotos: Ailson Braga (do ator Leoci Medeiros) e Marcelo Lélis (da atriz Yeyé Porto).

Nenhum comentário: