19.8.10

Desabusados Cia. desafia o olhar do espectador em “Por a Caos”

Uma provocação ao olhar do espectador. Poderíamos definir assim, de forma simples, “Por a Caos”, a segunda montagem do grupo, que estréia nesta sexta-feira, no Bar Le Marchand. As fotos são de Thiago Araújo.

Mas não é tão fácil assim, não. Na encenação, as decisões dos personagens ou eventos do acaso interferem diretamente no rumo que a história vai tomar. “Existem muitos finais para esta trama...”, avisa Ester Sá, a diretora.

A idéia das múltiplas possibilidades está na maneira como a montagem oferece ao espectador, o olhar para o espetáculo, pois as cenas acontecem concomitantemente em dois diferentes espaços do local de apresentação.

“O espectador optará por um espaço, e verá apenas um dos pontos de vista, pois na vida as coisas são assim, não damos conta de ver tudo nem de viver tudo, há sempre algo inexoravelmente perdido nas decisões que não tomamos, e essa teia, impossível de ser trilhada por inteiro nos causa fascínio, pois trás a sensação das vidas que não pudemos viver”, explica Ester.

A linguagem do cinema-vídeo fez parte tanto do processo de pesquisa e experimentação para a composição do espetáculo como é parte importante na encenação.

“No processo de pesquisa raciocinamos e ensaiamos em time-line (linha do tempo) e as sequências foram ensaiadas fragmentadas e sem linearidade, o que é uma característica do cinema.

Os atores compunham as interpretações das sequências e depois juntávamos, fazendo uma espécie de montagem como se estivéssemos numa ilha de edição. Isso foi um grande exercício para todos na equipe”, continua.

Nos vídeos os personagens terão estética de HQ. E no corpo do espetáculo, incorporado como o ponto de encontro entre os dois ambientes, o vídeo ganha transmissão.

Ora está ao vivo, ora em projeções de desenhos onde o grupo mostra os personagens e seus destinos, seis anos depois do que acabará de acontecer na trama. Fundada em 2006, o grupo estreou com “Quem vai levar Mariazinha para passear?”, o espetáculo que já percorreu diversas temporadas em Belém.

Foi apresentando em teatros e outros locais alternativos e este ano ganhou edital do Curta Criança do Ministério da Cultura e vai virar cinema! Mas o espetáculo foi mostrado também no Festival Territórios de Teatro (2008), Encena Sesc (2007), Festival Brasileiro de Artes Cênicas (2008).

Em 2008 e 2009, os desabusados investiram em projetos individuais de onde nasceram os trabalhos Iracema Voa, de Ester Sá, Miniteatroambulante, de André Mardock e a produção do Núcleo de Atores Independentes, de Maurício Franco.

FICHA TÉCNICA

Direção e Encenação– Ester Sá e Maurício Franco; Dramaturgia em processo colaborativo - Ester Sá, Maurício Franco e elenco; Elenco: Ana Marceliano, Patrícia Kossissi, Paulo Marat, Pedro Olaia e Sandra Perlin; Composição de Luz – Iara Sousa.

Operação de Luz – Malu Rebelo; Montagem de Luz – Tarik Coelho; Cenografia – Nando Lima; Figurinos– Maurício Franco; Confecção de figurinos – Cláudia Silveira.

Desenhos em HQ – André Mardock e Maurício Franco; Pós-produção em vídeo- André Mardock e Robson Fonseca; Operação de áudio e vídeo – André Mardock e Eddie Pereira; Trilha Sonora – Renato Torres; Preparação corporal – Patrícia Almeida; Camareira/ass. de produção – Marisa Sousa; Produção – Evanha Vieira.

Serviço
O espetáculo estréia nesta sexta-feira, 20 e fica em temporada nos dias 21, 26, 27 e 28 de agosto, e nos dias 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de setembro, sempre às 19:30h. No Bar Le Marchand - Braz de Aguiar, próx. a Quintino. Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 para estudantes de carteirinha.


2 comentários:

Lígia Saavedra disse...

Luciana, já postamos no Saavedra, Música, Chibé e Poesia essa maravilhosa estréia.
Gostaria que vc soubesse que terei um enorme prazer em seguir seu Blog e gostaria que vc nos visitasse, já que temos os mesmos objetivos. O link é:

http://saavedramusicachibeepoesia.blogspot.com/

Um terno abraço parauara

Holofote Virtual disse...

Olá professora, já estou acessando agora seu blog. E seja super bem vinda!!!!

um abraço