19.8.10

Homenagem à escritora paraense, “Ô Abre Alas... Eneida vai passar!”

O Japiim, um grupo de teatro de Castanhal, se apresentará no palco principal da 3ª Feira de Ciência e Tecnologia, nesta quinta-feira, 19, a partir das 17h. Entrada franca.

Formado por crianças e adolescentes, o grupo impressiona pelo trabalho que apresenta.

Vale ir ver este belo exemplo de como se utilizar o teatro na educação, aprimorando o fazer artístico e, ao mesmo tempo, despertando o prazer das descobertas através da leitura.

Já tive oportunidade de vê-los em cena lá em Castanhal. O espetáculo é de qualidade, em interpretação, figurino e cenário. O grupo costuma trabalhar obras da literatura, neste caso, da grande Eneida de Moraes, fundadora do Museu da Imagem e do Som do Pará, carnavalesca e parte do movimento literário do país.

Aliás, no ano que vem, um curta metragem paraense será realizado em sua homenagem, com roteiro de Adriano Barroso, baseado no texto “Promessa em Azul e Branco”, premiado pelo MinC.

Eneida - O Grupo Japiim se veste e reveste das lembranças de Eneida de Moraes, paraense, de Belém, jornalista, escritora, plena de encantamentos, amor, voz forte, poderosa, admirada, cantada em versos e reversos.

Modelo de resistência consciente contra todo modo de restrição às expressões da vida: resistiu contra preconceitos, contra o fanatismo, contra a dor e mesmo contra a morte O carnaval, que ela tanto amou, é um símbolo dessa alegria e superação.

“Ô Abre Alas... Eneida vai passar!” deseja realçar Eneida, sempre livre... Eneida , sempre em Flor, Eneida, sempre viva... Eneida, sempre amor e antes de tudo – Mulher! Mulher Paraense!

“Ô Abre alas” para a emoção, a magia e a liberdade da Arquiteta do lirismo histórico-político, do folclore paraense, das injustiças sociais, das dores humanas.

“Ô Abre Alas” abre espaço para a atmosfera onírica que envaidece o acervo dos imortais escritores. São Marchinhas e Sambas, costurando ideias fortes. Magia e cores na delicadeza de Aruanda (terra livre e bela – país do Amor).

O país de sonhos que trazemos dentro de nós perfumado por Banho de Cheiro, desejos de paz para Tanta Gente, em uma esquina qualquer ou na Conversa de Mulher muito mais do que Promessa em Azul e Branco porque felicidade, paz, alegrias em todas as nuances dessa Companheira(s) para sempre!

O Grupo Japim - Os Contadores de Histórias é um Programa de Incentivo à Leitura, da Rede Municipal de Ensino (SEMED) que, desde 2004, assumiu o compromisso de revitalizar as Salas de Leitura.

É um Programa lítero-musical e cênico, com o objetivo de “despertar” a paixão pelas descobertas e “contagiar” leitores pelo prazer de ler, ouvir e interagir com as histórias encontradas nos mais diversos tipos de literatura. A preocupação é demonstrar como esse hábito pode ser interessante e divertido!

São momentos de estudos e pesquisas que ampliam o sentido de ler, chamar a atenção para os detalhes e lançam luz, sobre os textos!

Pelos resultados significativos na formação de leitores, autores e atores, o Programa Grupo Japim: OS Contadores de Histórias, através dos contos dramatizados, tem apresentado aspectos surpreendentes da força imaginativa, da criação verbal e da inovação em Arte Educação.

Essa Experiência da Rede Municipal de Ensino está fundamentada no acervo bibliográfico – Literatura Diversificada de autores clássicos e contemporâneos.

Ênfase para a literatura regional: autores como Dalcídio Jurandir, Eneida de Moraes, Benedito Monteiro entre várias expressões do acervo bibliográfico da Amazônia com atividades específicas da mediação de Leituras, contatos com ritmos, mistérios, personagens, sentimentos universais, que dialogam com os contadores mirins e a plateia, tocando o coração.

Cultura e Ciência - O espetáculo faz parte da mostra sócio-cultural da 3ª Feira de Ciência e Tecnologia, evento que faz parte da Semana Nacional DE C&T, que segue até esta sexta-feira, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Além da programação cultural, vários estandes apresentam trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental e médio, além de experiências da institutos de pesquisa paraenses que colocam a ciência mais próximas de nós. Não deixem de visitar, tem muita coisa interessantes, só até esta sexta-feira, 20.

Este ano, a Escola de Teatro e Dança e de Música da UFPA estão presentes. É possível encontrar nos estandes, publicações com informações preciosas sobre os trabalhos desenvolvidos pela instituição, além de assistir vídeos de apresentações eruditas. Um deleite.

Nenhum comentário: