24.8.10

Grafismo corporal indígena em destaque hoje no Saber da Fonte

“Grafismo Corporal Aikewára: a dança das identidades escritas com jenipapo e urucum” é o tema da palestra de Ivânia Neves, doutora em Antropologia (Unicamp) e professora da Unama, nesta terça-feira, 24, às 18h30, no Auditório do Instituto de Artes do Pará (IAP).

Sobre a palestra: Os índios Suruí-Aikewára vivem atualmente no Sudeste paraense e somam pouco mais de 300 índios. Depois de uma forte depopulação vivida no final dos anos de 1960, os 33 índios sobreviventes assumiram como principal compromisso de suas vidas conservar sua cultura.

Neste processo de reestruturação social, em que precisaram negociar muitos de seus valores tradicionais com a cultura ocidental, as representações artísticas, que se constituem com os processos culturais e históricos por que passaram esta sociedade, representaram um dos mais significativos espaços de resistência.

Em suas narrativas orais, suas músicas, nas pinturas corporais, na plumagem colorida, na confecção de suas redes tradicionais, das saias de algodão, dos maracás, dos arcos e flechas sobreviveu a tradição Aikewára. O objetivo da pesquisadora é mostrar a importância do grafismo corporal na afirmação da identidade Aikewára, analisando como os desenhos também passaram por um processo histórico de transformação.

O Saber da Fonte promove diálogos sobre a cultura amazônica a partir da difusão de estudos e pesquisas acadêmicas, todas as terças-feiras, sempre às 18h30, no auditório do IAP (Nazaré, ao lado da Basílica). Entrada franca.

Nenhum comentário: