14.4.11

Artistas levam suas reivindicações à comissão de cultura da câmara municipal de Belém

O Mão de Vaca, c/ Palhaços Trovadores (Pça da República)
Artistas de movimentos artísticos de Belém foram convidados a participar de uma reunião, hoje, a partir das 15h, na Câmara Municipal de Belém, na Tv. Curuzu, 1755. O convite foi do  presidente da comissão de cultura da camara, vereador Marquinho, com objetivo de encaminhar as questões que vem sendo levantadas pelas categorias, como a revisão da Lei Tó Teixeira.

No início do ano, um episódio ocorrido com o grupo Palhaços Trovadores e outros grupos de teatro, divulgado na imprensa, desencadeou mais uma vez, a discussão em torno da ocupação dos anfiteatros que estão nas praças da cidade. Os espaços, de grande potencial para apresentações artísticas, estão hoje sem programação freqüente.

O objetivo dos artistas do teatro, circo e dança é retomar as praças, oferecendo atividades e espetáculos gratuitos à população, de forma organizada e segura. Outra questão levantada gira em torno do funcionamento dos Conselhos de Cultura e a reformulação da Leis Tó Teixeira para melhor atender a classe artística.

O fato somou-se a outras situações que vêm sendo discutidas pelos artistas que integram o Fórum Livre Permanente de Teatro do Pará, para a criação de políticas públicas para o teatro, o circo e a dança nas esferas estadual e municipal.

Encontro Municipal de teatro, em março 2011, no IAP
No ano passado, algumas reuniões chegaram a ser marcadas com os órgãos municipais responsáveis pela manutenção das praças e pelo funcionamento do Conselho Municipal de Cultura, nestes casos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Fundação Cultural de Belém (Fumbel), mas pouco se conseguiu encaminhar.

As constantes mudanças de diretorias e presidências nestes órgãos são apontados, pelos atuais dirigentes, como principais motivos para a demora de decisões e falta de representação em outros encontros que foram marcados, já neste ano, como o Fórum Municipal de Teatro, no dia 11 de março, e em seguida na sessão especial realizada no dia 24 de março para homenagear o Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo.

Nesta oportunidade, não só o executivo, como também o legislativo faltaram. Apenas o presidente da comissão de cultura da câmara (CMB) e os artistas, estiveram no plenário, onde foi lida a Carta de Teatro para Belém.

No último dia 31, porém, mais uma reunião na Câmara dos Vereadores conseguiu finalmente reunir representantes do poder legislativo, executivo e os artistas, onde se fizeram presentes o presidente da câmara, vereador Raimundo Castro, o vereador Marquinho, com seus assessores, duas representantes da Semma, a Diretora do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, Lídia Albuquerque, e o ator Paulo Ricardo Nascimento, do Fórum Livre Permanente de Teatro do Pará e da Rede Teatro da Floresta, representando a classe artística.

In Bust, em comunidade do bairro do Jurunas
Neste último encontro, o ator Paulo Ricardo contou aos presentes um pouco a história do Fórum, das reuniões que estavam acontecendo desde o ano passado, de todas as tramitações de documentos e que já estão protocolados nos dois órgãos, Fumbel e Semma, referindo-se à falta de uma política que contemple a importância que o teatro, o circo e as artes de maneira geral, têm para a cidade.

“Gostaríamos que as ações propostas como soluções fossem discutidas com as pessoas de teatro e circo e que fossem definitivas como políticas de estado e que para isso havíamos buscado a CMB”, disse Paulo.

A Fumbel se explicou alegando que as quatro mudanças de presidência e de diretoria, em apenas um ano, dificultou qualquer ação do órgão, que só vem dando conta do carnaval e da quadra junina. A diretora da Fumbel disse, porém, que estava atenta ao movimento de teatro, de dança e de circo e que concordava com o descaso para com as artes, por conta da estrutura organizativa da fundação.

Lídia lembrou que o novo presidente está disposto a tomar atitudes que contemplem o meio artístico. No final da reunião, ela afirmou a todos que iria verificar imediatamente os trâmites para realizar a criação do Conselho de Cultura e que buscaria o documento, protocolado no ano passado pelo fórum de teatro, com o Plano de Teatro para a Cidade de Belém.

Entreatos, no anfiteatro da Praça  da República
A Semma explicou que o órgão também sofreu com mudanças de presidência e que estava novamente tomando pé das situações. E afirmou que não identificava o problema em relação a utilização das praças e que o processo interno é muito simples e acessível a todos, basta protocolar a solicitação que o setor jurídico, responsável pela triagem das atividades, pode liberar a praça, se tiver tudo de acordo.

O vereador Marquinho, que vem acompanhando mais de perto a discussão com os artistas, fez um pequeno histórico dos últimos acontecimentos e destacou a importância do movimento das pessoas de teatro e circo da cidade para a cidade, mais uma vez se colocando à disposição para o que fosse necessário.

Usina Contemporânea, no Forte do Castelo
Uma de suas sugestões para a criação da Secretaria Municipal de Cultura, ressaltando as diferenças de atribuições desta e de uma fundação, gerou polêmica para Belém e continuará sendo mais um ponto de discussão na reunião de hoje.

Para ele, a ocupação cultural e artística nas praças de Belém é fundamental para combater questões sociais negativas. Marquinho sugeriu que os dois órgãos recebessem e discutissem todas estas questões diretamente com os artistas.

Quanto as mudanças na Lei Tó Teixeira, o Presidente da Câmara, Raimundo Castro disse que, embora esta lei tenha sido criada para atender as classe artísticas e não está cumprindo esta função, deve ser revista, mas informou que CMB, por um regimento interno, não pode propor nenhuma lei ou decreto que gere despesas ao município, cabendo isso aos organismos executivos.

Todas estas questões e outras devem ser discutidas na reunião desta tarde, que deve reunir também os outros setores da cadeia produtiva da cultura, como representantes das áreas de música, artes plásticas, cinema, literatura e manifestações da cultura popular.

Trovadores levam diversão e entretenimento ao público
Fórum Livre - Criado em janeiro de 2010, o fórum agrega trabalhadores e artistas que se empenham pela valorização e fortalecimento da linguagem teatral e que desde então vem se reunindo em espaços físicos e virtuais para discussão e troca de informações sobre as atividades teatrais no Estado do Pará.

Nos encontros do Fórum Livre já estiveram, entre outros, representantes dos grupos In Bust Teatro com Bonecos, Grupo de Experimentação em Teatro em Miniatura, Cia. Teatral Fênix, Amazônia Imaginária, Usina Contemporânea de Teatro, Notáveis Clowns, Cia Thaetro, Badalação Produções, Grupo Flor de Liz, Cia de Teatro Madalenas, Cia. Atores Contemporâneos, Circo Imaginário, Intimídia, Grupo Experiência, Cia. Em Cores e Grupo Anthares.

Participam, ainda, a Desabusados Cia., Grupo Encenação, Cia. Infinito de Arte, A Trama, Palhaços Trovadores, Federação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro, Associação de Teatro Amador de Santarém, Federação Estadual de Artes Cênicas, Movimento Briga Teatro, Rede Teatro da Floresta e diversos artistas teatrais independentes que se empenham pela valorização e fortalecimento das atividades teatrais paraenses.

Artistas circenses se reúnem neste final de semana
Encontro Circense - Neste sábado, 16 de abril, uma outra ação importante também estará acontecendo em Belém, com a realização do II Encontro dos artistas e fazedores do Circo no Pará. A programação é aberta a grupos ligados ao circo e teatro de rua, além de todos os interessados em discutir políticas e ações em prol da arte circense no Estado.

O encontro acontece das 9h às 17h, no Instituto de Artes do Pará. Na pauta será discutido a elaboração do Plano Estadual de Circo (continuação) e a criação de um calendário de atividades circenses, alémda exibição do documentário da Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário: