13.4.11

John Lennon, um rebelde com causa

Estreia em Belém nesta quarta-feira, 13, “O Garoto de Liverpool”, filme que retrata os anos de adolescência do mais emblemático dos Beatles. Serão duas semanas em cartaz no cine Oi Estação, na Estação das Docas, com direito a um show da banda Beatle Forever, nesta sexta-feira, 15.

De um lado, Julia (Anne-Marie Duff), a mãe de espírito livre que, por motivos pessoais, entregou John para adoção em sua infância. Dou outro, Mimi (Kristin Scott Thomas), a tia de temperamento fechado. A partir de uma variedade de fontes e autenticidade confirmada por aqueles que melhor conheciam John Lennon, incluindo amigos de infância, o filme inicia em Liverpool, ano de 1955. Aos 15 anos de idade, John é inteligente e faminto por suas próprias experiências, mas também vive dramas pessoais e rejeita a mentalidade pequena da Grã-Bretanha do pós-guerra. 

Para fugir de tudo isso, John agarra-se à música e, em especial, à novidade chegada dos Estados Unidos: o rock‘n’roll. Baseado em um livro de memórias, “Os Garotos de Liverpool” revela a história pessoal do jovem John Lennon (Aaron Johnson). Os anos rebeldes de escola numa Liverpool pós-guerra, a descoberta da música "skiffle", a criação da banda The Quarrymen, que evoluiu para a Thes Beatles, e os preparativos para sua primeira viagem a Hamburgo.

Mas não espere ver exatamente a formação do grupo que ficou famoso em todo planeta. O filme não fala nisso, embora mostre o encontro histórico de John com Paul McCartney (Thomas Brodie). ‘O Garoto de Liverpool’ centra o foco no cruzamento de detalhes e informações de diversos livros, artigos e citações do próprio Lennon; a paixão e a raiva que o levaram a se tornar um dos músicos mais bem-sucedidos e influentes no mundo.

O roteiro é de Matt Greenhalgh, de “Control”, vencedor do BAFTA, pelo texto biográfico da banda Joy Division. A diretora é Sam Taylor-Wood, que dirigiu seu primeiro curta em 2008, “Love You More”, produzido por Anthony Minghella e apresentado na Competição Oficial para a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes. Até agora, já recebeu quatro indicações para o 2010 BAFTA (British Academy) Awards: Melhor Filme Britânico; Melhor Estreia na Direção (Sam Taylor-Wood) e Melhor Atriz Coadjuvante (Anne-Marie Duff e Kristin Scott Thomas).

Serviço
“O Garoto de Liverpool”, nesta quarta, 13, e quinta, 14, em duas sessões, às 18h e 20h30. Na sexta, 15, haverá somente uma sessão, às 20h, seguida do show da banda Beatles Forever. No domingo, 17, tem matinal, às 10h, e depois às 18h e 20h30. Ingressos: R$ 7,00 (inteira) R$3,50 (meia). Realização OS Pará 2000, Secult e Governo do Pará. Patrocínio Oi. 

Nenhum comentário: