20.4.11

Rafael Nolleto apresenta o show “Delicadamente” e ministra curso durante o II CEMUFPA

Rafael Nolleto ( Foto: Irene Almeida/Divulgação)
Além de mostrar suas composições o artista vai ministrar um curso na programação científica do evento, onde abordará  a estética tropicalista e as discussões sobre gênero e sexualidade a partir da obra de Gal Costa. O evento acontece durante o II Congresso dos Estudantes de Música da UFPA, de 27 a 29 de abril.

Nolleto subirá ao palco para apresentar o show denominado “Delicadamente”, título de uma das composições de sua autoria que remete à sua constante busca pela descoberta das sutilezas do canto.

“Gosto dessa estética da delicadeza porque tenho a possibilidade de trabalhar as melodias através de várias nuances da voz. Tenho interesse em experimentar as diversas texturas e cores que a voz pode adquirir de acordo com as faculdades interpretativas que o cantor vai conquistando ao longo do tempo. Faço este tipo de experimentação em todos os meus shows, mas agora de uma forma mais tranqüila, mais consciente e mais lúdica para mim mesmo”, afirma o cantor.

A novidade deste espetáculo – que estreou no Sesc Boulevard em dezembro de 2010 – é que Rafael Nolleto ressurge no cenário musical revelando uma outra face de seu trabalho: a composição. O artista já compõe há um certo tempo e reúne um número considerável de obras (muitas das quais estarão presentes em seu primeiro álbum ainda a ser lançado), mas somente agora decidiu mostrar parte de suas composições e se desvencilhar um pouco da figura de intérprete que constituiu em Belém.

“Desde que comecei a estudar piano erudito em minha infância, tive idéias harmônicas. A composição foi uma conseqüência natural a partir da execução instrumental e do ato de cantar. Passei muito tempo trabalhando minhas canções, escrevendo arranjos para canto e piano assim como para outras formações camerísticas. Agora acho que já está na hora de mostrar ao público algumas das coisas que criei. Vou cantar 3 composições minhas e me despir um pouco da figura do intérprete para deixar aparecer o compositor ainda desconhecido”, diz o artista.

“Delicadamente” é um show que traz como concepção sonora uma atmosfera de simplicidade e sutileza, daí uma formação instrumental que conta com violão, baixo e percussão para dar evidência apenas aos aspectos essenciais das músicas que serão tocadas.

Rafael Nolleto ressalta que “É um show cru, sem artifícios, não é nada mais do que apenas uma exaltação à harmonia, ao ritmo e à melodia que são os elementos básicos da constituição da música, pelo menos num contexto relacionado à música popular. Chamei o Adelbert Carneiro, o Cizinho Pamplona e o Márcio Jardim porque sabia que era possível construir essa atmosfera crua através da contribuição deles”. Além dos referidos músicos, “Delicadamente” contará ainda com a participação especial do saxofonista Toninho Abenatar.

Curso - Além deste show, Rafael Nolleto ministrará um curso durante a programação científica do II CEMUFPA. Intitulado “Gal Costa e o Tropicalismo no feminino: reflexões sobre música, gênero e sexualidade”, o curso tem como principal objetivo discutir a estética musical do movimento tropicalista a partir da análise da obra da cantora Gal Costa. Rafael Nolleto é pesquisador na área da música formado pelo curso de Licenciatura Plena em Música (UEPA) e atualmente fazendo Mestrado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA (PPGA/UFPA).

“Estou interessado em discutir sobre as interfaces da música com as temáticas de gênero e sexualidade. Esse curso sobre a Gal não é apenas para falar sobre a Tropicália como um movimento estético na música brasileira, mas é também para abordar as possíveis relações que o trabalho da Gal Costa estabeleceu com grupos homossexuais. Minha intenção é estabelecer um debate acerca dos entrecruzamentos do Tropicalismo com as discussões sobre gênero e sexualidade que estavam sendo tão evidenciadas a partir da década de 1960. É um curso voltado para estudantes de música, antropologia e ciências sociais”, ressalta.

Sobre novos projetos e a distância dos palcos, Rafael Nolleto fala que “depois de 10 anos cantando profissionalmente e me dedicando ao estudo da música, agora estou numa fase de pesquisador, me dedicando exclusivamente ao Mestrado em Antropologia, aos textos que tenho que ler e aos artigos que devo escrever. Tenho algumas faixas do meu disco gravadas, algumas idéias já planejadas, mas atualmente não estou propondo novos projeto, apenas atendendo aos convites que surgem. Quando estiver num momento mais tranqüilo, será a hora de voltar e lançar meu álbum mundo a fora”, conclui Nolleto.

Serviço
Show: Delicadamente. no dia 27, a partir das 19h, no Ateliê de Artes – UFPA. Entrada franca. O curso "Gal Costa e o Tropicalismo no Feminino: reflexões sobre música, gênero e sexualidade" será no dia 29, no mesmo local. Inscrições: http://cemufpa.blogspot.com/

Nenhum comentário: