26.4.11

Prelúdio das Vampis volta em cartaz no cine-teatro Líbero Luxardo

Todo mundo está acostumado a ir no Líbero Luxardo para ver cinema, claro. Mas desde que foi criado, o espaço é chamado de cine-teatro. Por tanto, é lá que entra em cena, nesta quarta-feira, 27, o espetáuclo das três vampis que amam a juventude. Não perca!

Prelúdio estreou mesmo em março, ficando em  cartaz no Teatro Cláudio Barradas. Desta vez serão quatro apresentações desta quarta, 27 a sexta-feira,  29, às 21h e no sábado, 30, às 21h30. Haveria, sim, uma quinta apresentação no domingo, dia 1º de maio, mas foi adiada.

No palco do Cine-Teatro Líbero Luxardo, no Centur, o espetáculo ganhou novos ares. “Ontem ensaiamos lá  e a impressão é que por causa desta mudança de palco, é outro espetáculo, com novas movimetnações em cena. Quem for vê-lo novamente, vai perceber isso”, diz a atriz Andreia Rezende que interpreta a vampi Mary Happy Reggae.

Mary, Calcúrnia Absalém (Maíra Monteiro) e Kaliope Rivas (Ronalda Salgado), ao lado de André Reis (Pastor Erimateu e Fausen Raian) e de Luan Pinheiro (o entregador de bebidas), prometem arrancar boas gargalhadas do público. 

A montagem da Companhia Tragicômica tem patrocínio da Yamada por meio da lei Semear, com produção de Zezé Caxiado, direção de Cláudio Melo e texto original da escritora paraense Edna Cabral. Na história, Calcúrnia, Mary Happy e Kaliope, já com seus três séculos de vida eterna, não deixam que ninguém saiba a idade real delas e cuidam-se para parecerem cada vez mais novas. 

No entanto, a “maldição” de viver para sempre é também uma constante ameaça à beleza, por isso, elas não se cansam de ir em busca de um elixir milagroso. Para conseguir o que querem, elas aprontam muito e acabam cometendo alguns delitos, como aprisionar os meninos que entregam mercadorias à domicílio, para deles obter  o sumo da juventude. Mas não espere ver sangue, mordidas em pescoço. Estas vampis são mais modernas e reais do que você imagina.

No desenrolar da trama, a mais sofisticada, Calcúrnia, de estilo anos 50, está recebendo suas amigas em casa para uma festinha. Kalíope, modelão Tecnomelody, é a primeira a chegar e sente logo que algo está estranho. Esperta, ela inicia logo uma investigação dentro do apartamento da amiga. 

As duas são interrompidas por um estranho visitante, o Pastor Erimateu, que não será bem
vindo e acabará com um final que poderia ser cômico se não fosse trágico. Tudo porque ele começa, sem saber com quem estava se metendo, a pregar a palavra de deus contra as vampis.

A confusão aumenta quando entra em cena a transloucada Mary Reggae, encarnando o tipo anos 70, armada com muitos incensos, e dando o clima da cena. É ela quem traz para a festa um velho amigo Tuareg que, apesar de ser bem vindo, está por acabar com a festa.

O espetáculo traz momentos de extrema comicidade, que é enfatizada pela atmosfera misteriosa realçada pela cenografia criada por Nando Lima, e pelos figurinos que abusam de perucas de vários estilos e a trilha sonora, que marca a época de cada uma das personagens. É diversão garantida.

Prelúdio das Vampis é o terceiro espetáculo dirigido por Cláudio Melo, ator que há 20 anos vem atuando na cena teatral de Belém. Ele conta que ao entrar em contato com o texto de Edna Cabral, escrito nos anos 80, percebeu de imediato um elo com a contemporaneidade ao abordar o tema da busca da juventude.

“Estamos contando a história de três vampiras que vivem há mais de 300 anos, mas é também algo que vemos nos dias de hoje, principalmente entre as mulheres, sempre dispostas a experimentar fórmulas milagrosas, oferecidas pela indústria da beleza”.

As três vampis são amigas de longa data e põe longa nisso, afinal são três séculos de convivência e não por acaso elas brigam o tempo todo. E é aí que reside boa parte do humor que o texto traz, segundo o diretor.

Ficha Técnica

Texto: Edna Cabral
Direção: Cláudio Melo
Cenografia: Nando Lima
Concepção de Sonoplastia: Cláudio Melo
Produção: Zezé Caxiado
Maquiagem: Luiz Gonzaga
Contra-Regra: Lu Silva
Operador de luz: Thiago Ferradaes
Operador de som: Lucas Salgado
Divulgação e fotos: Luciana Medeiros
Arte: Júlio Cristóvão

Elenco

Maíra Monteiro - Calcúrnia Absalém
Ronalda Salgado - Kaliope Rivas
Andreia Rezende - Mary Reggae Apple
Luan Pinheiro - Entregador
André Reis - Pastor Arimateu e Fausen Raian
Patrocínio - Lei Semear - Y Yamada
Apoio Cultural: Escolas de Danças Clara Pinto.

Serviço
Prelúdio das Vampis. Em cartaz nos dias 27 a 29, às 21h e no sábado, dia 30, excepcionalmente, às 21h30. No cine-teatro Líbero Luxardo do Centur (ao lado do teatro Margarida Schivasappa) - Av. Gentil Bittencourt, entre Rui Barbosa e Quintino. Ingresso: R$ 10,00 com meia entrada para estudantes. Indicação 16 anos. Patrocínio: Lojas Yamada, por meio da Lei Semear. Apoio cultural: Escola de Dança Clara Pinto. Mais informações: 8146.6560 e 8134.7719.

Nenhum comentário: