22.8.11

Amazônia Doc 3 recebe inscrições até o dia 10 de setembro

O festival, que acontece em Belém, Pará, de 05 a 11 de novembro de 2011, está com inscrições abertas, nas categorias documentário e ficção. Estão aptos a participar da mostra competitiva cineastas do Brasil, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, com filmes realizados a partir de julho de 2009 nos formatos longa, media e curta metragem. 

Interessados devem enviar ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, com a ficha técnica e sinopse do filme, três cópias em DVD multiregião, lista de diálogos (se houver) em espanhol, português, ou inglês, e cartazes e fotos do filme e do(s) realizador(es), para divulgação. A ficha de inscrição e o regulamento, assim como demais informações, estão disponíveis no site www.amazoniadoc.com.

Os trabalhos serão pré-selecionados por uma comissão formada pelos críticos paraenses Marco Antonio Moreira, Arnaldo Prado Júnior, Felipe Pamplona, Dedé Mesquita, Luzia Alvarez, Pedro Veriano e Afonso Gallindo. Uma vez pré-selecionados, os filmes serão submetidos à avaliação de um júri oficial composto por cinco membros de destacada atuação audiovisual nacional e internacional. Serão oferecidos cinco troféus: para o melhor longa-metragem documentário; para o melhor curta/média-metragem documentário; para o melhor longa/ curta-metragem ficção, para o melhor filme escolhido pelo júri popular e para o melhor roteiro de ficção e melhor direção.

No ano passado, o festival registrou quase duzentos filmes inscritos, de todas as regiões do Brasil e de países como a Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Bolivia. A programação alcançou público recorde: quase oito mil pessoas circularam pelas mostras competitivas, mostras paralelas e oficinas, além do seminário Visões do Cinema Pan-Amazônico, que discutiu temas voltados à produção cinematográfica na Pan-Amazônia sob as perspectivas histórica e estética.

Cinema feminino - Mais do que exibição de filmes, o Amazônia Doc. inclui em sua programação atividades práticas e reflexivas, contribuindo para a democratização do acesso às técnicas de diferentes áreas do cinema e também estimulando o debate e a formação crítica. Neste bojo, estão oficinas, sessões comentadas e ações educativas, além do seminário “Um cinema feminino?”. 

Sob a coordenação da cineasta Zienhe Castro, fundadora do Amazônia Doc, e da pesquisadora e documentarista Claudia Mesquita, o seminário trará a Belém realizadoras de vários países da Pan-Amazônia, com a intenção de discutir a evidente maior presença de cineastas mulheres na contemporaneidade e as novas abordagens e temáticas decorrentes deste cenário. Serão quatro dias de encontros no Cine Líbero Luxardo.

Já foram confirmadas as presenças das cineastas Maria Augusta Ramos (DF), Alessandra Brandão (SC), Ramayana Lira (PE), Sandra Kogut (RJ), Consuelo Lins (RJ), Marília Rocha (MG), Paula Gaitán (COL), Claudia Llosa (PER). No time de paraenses, estão Jorane Castro, Priscilla Brasil, Luzia Alvarez e a própria diretora do festival, Zienhe Castro, que participa como mediadora.

O Festival Pan-Amazônico de Cinema é realizado pelo Instituto Culta da Amazônia e Z Produções, com patrocínio da Oi, por meio da Lei Semear de incentivo à cultura do Estado do Pará, e apoio da Oi Futuro e Ecleteca Cultural. Informações: www.amazoniadoc.com. A programação é inteiramente gratuita.

Nenhum comentário: