11.8.11

Líbero Luxardo comemora seus 25 anos com programação especial

Pré estreia de Riberinhos do Asfalto (foto: Marcelo Lélis)
O Cine Líbero Luxardo acaba de divulgar a  lista dos filmes mais votados em seu site, uma das ações pelos 25 anos do cineminha do Centur. Será oportunidade para ver cinco dos melhores filmes já exibidos, na opinião do público que participou da votação do site.

Além dos mais votados, entram na programação, de 17 a 21 de agosto, três títulos que também ganharam muitos votos do público. E tem mais, dentro deste período, ainda sem a data exata, será realizado o pré-lançamento de “Ribeirinhos do Asfalto”, curta de Jorane Castro, que ganhou exibição nesta quinta, 11, na mostra competitiva do Festival de Cinema de Gramado.

Há mais de duas décadas o Líbero tem sido um espaço para a reflexão e exibição de filmes clássicos, cults e malditos, raros. E como espaço de formação, é uma verdadeira escola para quem gosta de ver, debater e se deleitar com o melhor da sétima arte.

Mas neste aniversário, se agende e anote. Pela ordem de votação, entrarão em cartaz durante a próxima semana, de quarta a domingo, “Sangue Negro”, de Paul Thomas Anderson (EUA, 2007); “Arca Russa”, de Aleksandr Sokurov (RUS. 2002); “A Tortura do Medo", de Michael Powell (RU, 1960); “Piaf - Um Hino ao Amor”, de Olivier Dahan (REP TCHE, FR, RU. 2007) e “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino (EUA. 2009).  

Federico Fellini
E na Sessão Repescagem: “A Doce Vida”, de Federico Fellini (FR/IT 1960), “O Homem que amava as mulheres”, de François Truffaut (FR. 1977) e “Lavoura Arcaica”, Luiz Fernando Carvalho (BR. 2001). 

A homenagem pelos 25 anos é mais que justa, é necessária e demonstra sua importância de cinema público que é, exercendo uma função formadora para seus espectadores.

Loucos por cinema - Truffaut, Fassbinder, Godard, Woody Allen, Win Wenders, Fellini, Glauber Rocha, Chaplin e muitos outros mestres do cinema mundial foram mostras de durar uma semana inteira e até mais, ainda no final dos anos 80. Toda uma geração de cinéfilos se fez ali, no Líbero.

Como diria o RC, “foram tantas emoções...” No cineminha vimos, e para muitos como eu, pela primeira vez, “Brutos Inocentes”, do cineasta que dá nome à sala, em cópia restaurada. O ano era 1998. Em um momento marcante, antes, em 1996, vimos alguns dos cine jornais de Milton Mendonça, além de trechos de outros longas de Luxardo, que ainda estavam sem restauro, como "Marajó Barreira do Mar" e "Um Dia Qualquer", ambos restaurados mais recentemente.

Eduardo Abdelnor e Lenira Guimarães (Marajó..)
Tudo isso num evento que ficou na memória. O seminário “Os Pioneiros do Cinema paraense”, realizado pela Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia, que além dessas exibições, trouxe para o debate com o público Cláudio Barradas e Eduardo Abdelnor, Nilza Maria e Hélio Castro, que conheceram e trabalharam com Líbero Luxardo em seus filmes, e Pedro Veriano, amigo pessoal do cineasta, entre outros personagens reais da história do cinema paraense.

A produtora também promoveu bate papos com Janaína Diniz, Arnaldo Prado Junior, Dona Lúcia Rocha, a mãe do Glauber, Lírio Ferreira e Paulo Caldas (Baile Perfumado), entre outros cineastas.  Foi nesta época que surgiram alguns dos projetos que apensar de algumas interrupções, tiveram continuidade como a Sessão Maldita, o Projeto Plateia. 

Em 2008, o cineminha sediou o evento de homenagem ao Centenário de Nascimento de Líbero Luxardo. Foram cinco dias emocionantes com debates abordando a história e a obra do cineasta e a exibição de curtas raro, os longas restaurados “Um Dia Qualquer”, “Marajó Barreira do Mar”, “Brutos Inocentes” e o trailler sensacional de “Um Diamante e Cinco Balas”, o filme que está perdido por aí. Realizado em Marabá era um tipo de western paraense.

Parcerias - Hoje em parceria com a ACCP - Associação de Críticos de Cinema do Pará (Sessão Cult) e a APJCC – Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (Sessão Maldita), a programação tem se diversificado, com qualidade sempre. Para chamar o público e garantir a lotação de suas 86 poltronas, o Líbero, além de enviar sua programação à imprensa e aos sites e blogs na internet, também a manda via e-mail, diretamente aos seus s espectadores.

O mais votado pelo site
Dá super certo. Na estreia de “O Mágico” , filme em cartaz até este domingo, 14, quase não achei lugar e já tinha gente sentando pelas escadas. Era quarta-feira, dia do projeto que dá gratuidade aos estudantes, outro fator que colabora. Ah, tão boa esta sensação ver filmes na sala escura, lotada. Adoro quando há gargalhadas coletivas.

Embora não seja mais o único espaço do circuito alternativo de cinema em Belém (agora temos o Cineclube “Alexandrino Moreira”, no IAP, o Cine CCBEU, Cine Olympia, sem falar dos inúmeros circuitos que vem se proliferando, com o retorno do movimento cineclubista) o cineminha do Centur ainda é a preferência.  Vida longa!

Serviço
Os ingressos da "Mostra 25 anos do Cine Líbero Luxardo" serão distribuídos gratuitamente uma hora antes das "Sessões Vencedores", e meia-hora antes das demais sessões. Respeitando a lotação do espaço: 86 lugares em platéia e 04 espaços especiais para cadeirantes.  No Centur - Av. Gentil Bittencourt c/ Rui Barbosa.

Nenhum comentário: