4.8.11

Jornada na área da gestão e profissionalização cultural chega em Belém

Direcionadas a profissionais da área de Arte e Cultura, as Jornadas de Gestão Cultural e Profissionalização pretendem aperfeiçoar conhecimentos de gestores, arte-educadores e demais profissionais interessados. Por meio do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), do Ministério da Cultura e do grupo Armatrux, o projeto em Belém, acontecerá de 23 a 27 de agosto, com o apoio cultural do Instituto de Artes do Pará, em parceria da Rede Energia - Celpa. 

Realizado desde de 2003, o projeto é uma parceria do Ministério da Cultura com o Grupo de Teatro Armatrux e vem atuando com três linhas de ação: formação, informação e pesquisa. 

A jornada irá desenvolver conteúdos de iniciação para quem pretende estruturar melhor sua ação na área da Arte e da Cultura, unindo aspectos teóricos e práticos e orientando caminhos para aprofundar cada assunto, como a introdução à produção artística, princípios gerais de produção, iniciação à elaboração de projetos, entre outros temas.

O Armantrux foi fundado em 1991, em Belo Horizonte (MG), a partir de um trabalho conjunto iniciado na antiga Escola Tangran, o grupo estreou seu primeiro espetáculo: "Acorda Aderbal", trazendo, já nesta montagem a mistura de linguagens que até hoje é referência no trabalho do Grupo, que hoje contabiliza várias premiações, mais de 1.000 apresentações de diversos espetáculos, além de curtas metragens e uma exposição. Para saber mais sobre esta trupe, acesse o site oficial do grupo.

Aqui em Belém, a jornada contará também com o professor José Junior e com a professora Priscila D'Agostine. Ele é escritor, músico, comunicador; Pós-Graduado em Novas Tecnologias em Comunicação (UNI-BH); supervisor de projetos e pesquisa do Observatório da Diversidade Cultural e coordenador do programa de formação de gestores: “Pensar e Agir com a Cultura” e ainda diretor não-remunerado de projetos e apoio ao trabalhador associado do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais - SATED Minas.

Priscila é professora substituta do CEFET MG, com pós-graduação em Arte-Educação (PUC Minas) e em Gestão Cultural (UNA). É atriz e comunicadora, além de ser criadora e integrante do agrupamento de artistas “O Coletivo”. Já recebeu o prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro com os espetáculos “Máquina de Pinball”, “Parcours” e “Um Céu de Estrelas” e atualmente assume a coordenação de produção do Observatório da Diversidade Cultural.

Serviço
“Jornadas de Gestão Cultural e Profissionalização”. De 23 a 27 (terça a sábado), de terça a sexta de 19h30 às 22h30 e no sábado de 9h30 às 17h30. Na Sala de Dança do Instituro de Artes do Pará – IAP (Praça Justo Chermont, 236. Ao lado da Basílica de Nazaré). Inscrições: (91) 4006-2920.

Nenhum comentário: