27.8.11

Ver-o-Peso recebe "A Feira do Som" neste sábado


O Grupo Quaderna apresenta, neste sábado, 27, o resultado da primeira etapa do projeto
“Pregões – A Melodia das Ruas”, selecionado pelo edital de bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística, do Instituto de Artes do Pará – IAP. A instalação artística “A Feira do Som” será mostrada ao público nas escadarias da praça de alimentação do Ver-o-Peso, a partir das 16h.

“Tapioqueiro! Olha a tapioca!”; “Peixeiro!”; “olha o amendoim-oim-oim!”. Quem nunca ouviu estes enunciados? Familiares para quem abre bem os ouvidos, eles  são o mote do projeto do grupo Quaderna, que pretende se utilizar destes pregões para construir canções que vão falar diretamente do universo de seus personagens e dos ambulantes que vendem seus produtos com a força do seu canto.

O músico Allan Carvalho comenta que “principalmente nas décadas de 50 e 60, no Brasil, era comum compositores homenagearem esses vendedores de rua em suas obras. Muitos lembram, por exemplo, de refrões como ‘Caranguejo-uçá | olha o gordo guaiamu | quem quiser comprar de mim | cada corda de dez eu dou mais um’ ou ‘Amendoim torradinho | aproveita gente, que tá bem quentinho’”.

O resultado da bolsa está previsto para dezembro deste ano, mas nesta instalação já serão mostradas algumas músicas compostas para o projeto. Também, ao longo do processo criativo, alguns parceiros do grupo serão envolvidos, a fim de chegar a um resultado múltiplo e de fato ser uma justa homenagem aos pregoeiros e aos compositores. “Na verdade, esse envolvimento com outros artistas e linguagens é literalmente uma feira!”, brinca Cincinato Jr.

O título da instalação artística faz também menção ao programa “A Feira do Som” (Rádio Cultura), do radialista Edgar Augusto, que divulga a obra dos artistas elencados no projeto.

Programação

16h - Canto dos Pregoeiros - Vendedores de ruas convidados a entoarem seus pregões e relatos (intercalando as apresentações artísticas).

17h - Show Musical - Com obras raras sobre pregões, de compositores brasileiros, e composições do projeto - Grupo Quaderna: Allan Carvalho (voz e violão base), Cincinato Jr. (voz e percussão), Ziza Padilha (violão solo), Abel Oliveira (contrabaixo), Silvio Barbosa (sax e Flauta) e Bruno Mendes (percussão). Artistas Convidados: Lívia Rodrigues, Luís Girard, Marluce Oliveira, Ronaldo Silva e Adamor do Bandolim.

18h30 - Audição de Obras Raras e Interferências Poéticas - Feira de sons com músicas e poemas que tratam da feira e dos pregoeiros - Convidado: DJ Fernando Wanzeler (componente do Black Soul Samba).

Realização: Grupo Quaderna com bolsa do Instituto de Artes do Pará/Governo do Estado do Pará. Apoio: Prefeitura Municipal de Belém, por meio de sua Secretaria Municipal de Economia; Polícia Militar; Associação dos Feirantes do Ver-o-Peso; Abdias Pinheiro e Rennan Rosa (fotos), Instituto Culta e Z Produções (filmagens). Mais informações: (91) 8120-6634 | 8255-0855.

(com informações de Alan Carvalho)

Nenhum comentário: