3.8.11

Prêmio homenageia a cena independente da música na Amazônia

Reunindo os maiores talentos dos nove estados da Amazônia Brasileira, o “Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia” vai homenagear também o Rei do Carimbó e um de seus maiores ícones, Mestre Verequete. 

Selecionado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, o projeto será lançado no próximo dia 20 de agosto, às 21h, no espaço Jungle do Parque dos Igarapés, com objetivo de valorizar os profissionais do ciclo produtivo e econômico da cultura independente da região.

A iniciativa é do Movimento Curupira Antenado, que vem desenvolvendo ações transversais entre diversas vertentes, onde a música é o elemento de conexão, acreditando ser possível transpor as barreiras geográficas e ideológicas que ainda existem entre os estados e os povos amazônidas.

No dia do lançamento haverá shows das bandas Los Porongas (AC) e Saulo Duarte e a Unidade (Pa), da Jam-bu Session, com os músicos Léo Chermont (guitarra/Pa), Adriano Souza (bateria/Pa), Nazaco Gomes (percussão/Pa), Luiz Félix (guitarra/Pa), além das cantoras Iva Rothe (Pa) e Lu Guedes (Pa), que tocarão sobre um base eletrônica parra levar o público e os artistas a um verdadeiro torpor musical.

Los Porongas - do Acre para o mundo
Além destas atrações, a festa também vai contar com uma roda de carimbó de Icoaraci, que terá convidados de outros grupos de carimbó de Belém, como o Uirapuru, grupo fundado por Mestre Verequete, grande ícone da música popular paraense, o homenageado desta primeira edição do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia.

Com o Prêmio, o Movimento Curupira pretende mitigar essas dificuldades, através da cooperação sociocultural e da construção de vias diretas de integração artística regional, aliadas à troca de tecnologias relacionadas ao setor.

“A necessidade de estimular a convergência dessas ações e viabilizar, a partir delas, a integração da Amazônia Brasileira é o que orienta as atividades do prêmio. Permitindo, desta forma, a troca de tecnologias sociais, a circulação e o intercâmbio dos agentes culturais, a valorização das pessoas que labutam no ciclo produtivo e econômico cultural e a distribuição dos produtos concebidos por este ciclo”, explica Manuel Cardoso, do Movimento Curupira Antenado.

A premiação terá 12 categorias: Música Tradicional Popular; Banda/Artista (músico); Videoclipe (audiovisual); Festival (produção coletiva); Produtor Cultural; Produtor Musical; Disco/Música (produção fonográfica); Fotografia; Sonorização Festival (técnicos); Iluminação Festival (técnicos); Jornalista da Cena (comunicação); e Site/Blog (comunicação e internet).

A Black Soul Samba
O projeto tem apoio cultural da OI Futuro, Ná Music, Proex. Parceria Institucional: Lei Semear, Fundação Cultural Tancredo Neves, Governo do Estado do Pará. Parcerias de Produção: Casarão Cultural Floresta Sonora, Circuito Polifônico, Coletivo Casa Preta, Coletivo Black Soul Samba, Coletivo Sala Livre, QualQuer Coletivo, SEBRAE, CUIA/UFPA (Circuito Universitário de Integração pela Arte), Instituto Ariri Bolonha, Ná Figueiredo, Associação de Mulheres Mestre Verequete.

Os Curupiras - O Movimento Curupira Antenado é um organismo holístico de produção colaborativa, que cria e desenvolve tecnologia social e promove cultura ambiental; desta forma atua como um instrumento livre e coletivo de articulação e transformação.

Suas atividades buscam ampliar a percepção de que as áreas são complementares e que subdivisões meramente didáticas limitam os indivíduos; entre os parceiros, que expandem-se principalmente pela música, estão a Ná Music, a Black Soul Samba, Zulu Nation e o Casarão Cultural Floresta Sonora. Entre seus maiores projetos estão o Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia e a articulação da Roda de Festivais, atividade programada para setembro/outubro convergindo ações de quatro festivais de artes integradas.

Lu Guedes, umas das atrações na abertura
O Movimento Curupira é antenado com ações que se preocupam em manter um equilíbrio ambiental, a partir do reaproveitamento de lixo (parceria com o projeto Reconstruções do QualQuer Quoletivo), e buscando optar por materiais não industrializados com a menor agressão possível aos bens naturais.

“Somos o resultado da convergência de artistas, produtores e agitadores culturais, Dj’s, ambientalistas, universitários e demais profissionais liberais com pensamentos e ideais consonantes. Buscamos sair de nossas zonas de conforto e juntos, seguirmos abertos a parcerias com organizações e pessoas com propósitos semelhantes e verdadeiros, para realizar obras criativas e transformadoras”, acredita Cardoso. Para saber mais, acesse o site do proejto.

Serviço
Lançamento do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia. Dia 20 de agosto, às 21h, no Espaço Jungle do Parque dos Igarapés - Travessa WE 12, nº 1000, Conjunto Satélite, Belém do Pará. Ingressos: 1º lote (150 ingressos): R$ 15,00, nas lojas OI (Padre Eutíquio, Boulevard e Pátio Belém), Ná Figueredo e Circus Hamburgueria. Mais informações: (91) 8412 7262.

Um comentário:

Jambú D`mente disse...

Eu Duvido a galera ir...!!!
Não dá pra ficar de fora, ainda mais sábado q Bel normalmente é devagar...

Vamo lá povo doido e os caretas tb, afinal coisa boa e pra todo mundo!