10.10.11

Documentário discute os impactos de Belo Monte

Nesta quarta-feira, 12 de outubro, em que se comemora o Dia das Crianças a ABDeC-PA provoca uma reflexão importante sobre o futuro das que moram no Xingu em meio à polêmica sobre a construção de uma hidrelétrica. Em uma sessão especial, a entidade realiza o lançamento de "A Margem do Xingu - Vozes Não Consideradas", filme que traz depoimentos de quem vive na região, sobre Belo Monte. A sessão tem entrada franca, às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard.  Em seguida haverá bate papo com o diretor e equipe do filme, além da presença da equipe do programa Curta Doc, da TV SESC.

Com duração de 90 minutos, o documentário foi realizado em viagem pelo rio Xingu, onde foram encontradas inúmeras pessoas, moradores de toda uma vida na região e que serão atingidos pela possível construção da hidrelétrica de Belo Monte. Imagens grandiosas contrastam com a proposta de destruição do projeto, veja o trailler aqui

Em julho deste ano, “À Margem do Xingu’- Vozes Não Consideradas” de Damià Puig e produção de Rafael Salazar levou o prêmio de melhor documentário do Júri Popular no Paulínia Festival de Cinema. Diretor, equipe e participantes do documentário emocionaram o público com a luta contra a construção da Usina de Belo Monte

Alagamento da região atingirá milhares de pessoas
Na ocasião, o diretor reafirmou que a luta continua ganhando força agora com esse filme que está fazendo o público refletir e voltar os olhos para a região do Xingu. 

Com fotografia do paraense Bruno Assis, o documentário traz relatos de ribeirinhos, indígenas, agricultores, habitantes da região de Altamira na Amazônia, assim como especialistas da área.

Como peças de uma complexo quebra-cabeça, eles trazem suas reflexões sobre o passado obscuro deste polêmico projeto, mas que elucidam claramente o futuro incerto da região e destas pessoas às margens do Xingu. 

O diretor Damià Puig vive em Barcelona e é formado em Audiovisual na ITES Barcelona. Além da direção de “À Margem do Xingu – Vozes não consideradas”, filmado no Brasil, em fase de distribuição, ele é responsável também pelo projeto “Pelos Caminhos do Chumbo”, filmado no Perú, em fase de finalização. 

Dúvidas sobre viabilidade econômico-financeira do projeto
Damià iniciou a carreira como maquinista e ajudante de elétrica em publicidades e programas de TV na Espanha. Trabalhou como roteirista para reportagens da TV Espanhola e é um dos criadores da Evolvere, produtora voltada para projetos independentes que busca questionar o modelo de desenvolvimento atual.

Bate Papo e Curtas Palavras - Após a exibição do filme o diretor iniciará um bate papo com o público, contando com a participação da equipe de produção e um representante do Ministério Público Federal. Também marcarão presença no lançamento do filme, a equipe do programa Curta Doc, que veio à Belém especialmente para gravar depoimentos dos cineastas, produtores e realizadores paraenses.

O programa CurtaDoc é uma janela para exibição de documentários em formato curta-metragem. A série produzida pela Contraponto, em Florianópolis, desde 2009 tem exibição semanal no SESCTV. 

Na primeira temporada foram produzidos 37 programas temáticos de 52 minutos cada e nesta segunda edição serão 52 episódios. A equipe de produção pretende coletar falas dos participantes da sessão para um quadro chamado Curtas Palavras, onde é dada voz aos realizadores, produtores e pensadores do cinema. 

Impactos ambientais e perda de centenas de espécies
“Assim, a ABDeC-Pa e a produção do programa do Curta Doc, estão convidando a todos para dar seus depoimentos nesta quarta, após o debate do filme”, diz Dani Franco, presidente da ABDeC-PA. Para conhecer um pouco mais sobre o projeto Curta Doc e seu acervo on-line, acesse o site www.curtadoc.tv.

Serviço
O Centro Cultural SESC Boulevard fica na Rua Boulevard Castilho França 522/523.

Nenhum comentário: