11.10.11

Tem fotografia paraense na Europalia Arts

Um dos principais eventos europeus no campo das artes, a 23ª Bienal Europalia Arts Festival está homenageando o Brasil. São 470 eventos, 300 atrações de música, dança, teatro, circo, artes e eventos de literatura e cinema em mais de 200 espaços culturais da Bélgica e países vizinhos. Aberto no di a04 de outubro, o evento estima que 2 milhões de pessoas visitem o evento, que terá 1.700 obras de arte brasileira integrando as 13 exposições que ficarão abertas até 15 de janeiro de 2012. 

O fotógrafo paraense Guy Veloso é curador do núcleo de Fotografia Contemporânea Brasileira “Extremos”. Guy, que no ano passado participou da 29ª Bienal de Artes de São Paulo é o único curador do Norte-Nordeste do país convidado pelo evento e une-se também neste trabalho à paulista Rosely Nakagaw. 

A mostra este em três galerias do Museu Bozar, em Bruxelas, um país de dimensões continentais, onde opulência e pobreza convivem lado a lado, e os opostos são unidos por um só nome, bandeira e língua, retratando e interpretando este universo tão diverso que é o Brasil. 

Além dos paraenses Luiz Braga e Paula Sampaio, integram ainda a mostra, os fotógrafos Adenor Gondim, Anderson Schneider, André Cypriano, Andre Vieira, Carlos Moreira, Cássio Vasconcellos, Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Gustavo Lacerda, José Bassit, Mestre Julio Santos, Maureen Bisilliat, Pedro Lobo, Ricardo Labastier, Thomaz Farkas (em memória),Tiago Santana e Walter Firmo. 

Luiz Braga já participou da Bienal de Veneza e Paula Sampaio desde 1990 realiza projetos pessoais de documentação fotográfica na Amazônia, os dois assim como o Guy Veloso possuem obras nos acervos das principais coleções do país, e sob sua curadoria mostram no Europalia a fotografia de Belém para o mundo. 

Guy Veloso, curador e também fotógrafo diz que "Extremos traz um país divisado pelos contrastes, mas sem fronteiras de criação; investiga a própria atualidade, exercendo leituras de si e do mundo”. 

Twitter: @europalia / Sites: www.europalia.be e www.bozar.be

Nenhum comentário: