5.10.11

Mundé Qultural em noite de homenagens à Nazica

Acabando o Auto do Círio, que estará balançando as ruas da Cidade Velha, em Belém do Pará, o lance é cair na festa que a Black Soul Samba planejou para homenagear a Virgem, nesta sexta-feira, 07. Além dos DJs residentes, o público vai dançar também ao som das experimentações sonoras e variações harmônicas que dão vida ao grupo Mundé Qultural, que vem de Icoaraci, especialmente para saudar todos que estão na cidade para os festejos do Círio de Nazaré. 

Carimbó, retumbão, samba-de-cacete, semambê, lundu, mazurka, aguerê. Tudo isso faz parte do caldeirão musical do Mundé Cultural, que levará brilho e batidas independententes ao palco na Black Soul Samba, no bar Palafita. 

Vindo de Icoaraci, o grupo nasceu no cenário do Espaço Cultural Coisas de Negro, em 2003, e sua principal atuação é criar novas maneiras de se fazer e pensar a música independente e autoral, através de ritmos que tem como base o curimbó, famoso tambor feito de tronco escavado e encourado em uma das extremidades, tocado com as mãos espalmadas (slaps), alinhado a uma cozinha de percussão com caixa, caixa de marabaixo, bongô, pratos, pandeiro e efeitos sonoros, como apitos, sons orgânicos que semiotizam a natureza. 

De acordo com Clever dos Santos, um dos fundadores do grupo, a harmonização do grupo é conduzida por cordas: como a guitarra, guitarra baiana (pau – elétrico) e baixo elétrico, o que “possibilita ao ouvinte uma sonoridade única de guitarra + baixo + bateria + vozes”, explica. 

Segundo ele, as letras 100 % autorais do Mundé possuem um poder imagético. “Elas traduzem atmosferas ambientais de mata e personagens da vida real - não alheios - ao nosso mundo como postais vivos do cotidiano caboclo, ribeirinho, suas crenças, suas lendas, seus costumes, suas tecnologias”. 

Pesquisas, personagens e musicalidade - “Povo da mata dê licença / pra que eu possa adentrar / a natureza é muito farta / você só tem que preservar”. A letra de Nego Ray, fala da natureza, mas há aquelas que fazem denúncia de depredação do ambiente, como “navio mercante passando em gente / levando a Amazônia da gente”; e personagens da vida real, “chegança cabocla remando ao luar / tocamos maracás /anunciando a marujada”, a Dona Maria “pessoa importante no cenário musical / na culinária nem se fala em se tratando do Mingau.” 

Segundo Clever, essas personagens em sua maioria, são oriundas das vivencias de Nego Ray pelo interior do estado ministrando oficinas de construções instrumentos de percussão e de ritmos, o qual é a voz e o compositor principal do grupo. 

“Esperamos que o público goste e prestigie o som, que promete ser muito bom. Icoaraci e Belém, como um todo, gostam do Mundé Qultural e vão curtir, tenho certeza. Acabamos de ensaiar e é certo que a sonoridade do grupo se torna cada vez mais poderosa, todos perceberão elementos do reggae e samba de cacete em músicas como Chegança Cabocla, Tambor e Capitão do Mato”, diz Nego Ray, vocalista e compositor do Mundé Qultural.

Clever também explica que o “q” no nome do grupo, é uma forma gráfica de interferir no que é natural. Para ele “a nossa maior riqueza, a diversidade cultural, é como pólen que se desprega das flores, flutua, dança nas mãos do vento e que ninguém pode prever o alcance de sua fecundação, pois nosso Mundé é Qultural”. 

Nego Ray
Mundé - O nome Mundé / Mondé, vem da tribo tupi que habita as margens do Alto Rio Machado / Rodônia, e pertence ao corredor etnoambiental mondé – kwuriba ou caribe. Mundé é ainda a palavra do tupy “local onde os homens se encontram pra fazer instrumentos de caça e pesca e falar sobre o dia”. 

Mundé é também o nome dado a uma armadilha para caçar pequenos animais, feita de cipó e vara a qual é dito que “quando não mata, aleija.” Formação - O grupo Mundé Qultural é formado por Nego Ray (composição, curimbó, pandeiro, voz), Welton Ferreira (percuteria), Clever dos Santos (maracás, efeitos sonoros, voz), Ney Lima (curimbó, pandeiro, voz), Luizinho Lins (guitarra baiana, voz), Jorge Furtado (Guitarra, voz), Anderson Salgado (Baixo elétrico). Todos são pesquisadores e autodidatas das sonoridades regionais. 

O Mundé Qultural já participou de vários festivais e mostras de música independente, como Festival cultura de Verão (2005 - na Ilha de Maiandeua/Algodoal); Fórum Social Mundial (2009 Belém-Pa); Puxirun Cultural / 2010; IDEA 2010 e Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação /UFPa / 2011. 

Além do Mundé, a Black conta ainda com seus DJ’s residentes, Eddie Pereira, Fernando Wanzeler, Homero da Cuíca, Kauê Almeida e Uirá Seidl, revezando as pic ups e sonoridades, com muito samba, soul e música negra. 

Serviço 
Mundé Qultural na Black Soul Samba. Nesta sexta, 07 de outubro de 2011 – 21h. No Bar Palafita – Rua Siqueira Mendes, Cidade Velha, ao lado do Píer das 11 Janelas. Ingresso é R$10,00, mas as primeiras 50 pessoas pagam a metade. Informações: (91) 8413 0861.

Nenhum comentário: