9.10.11

Inéditos de Walter Benjamin em português

“Escritos sobre mito e linguagem” será lançado em Belém nesta terça-feira, 11, na Livraria Saraiva, a partir das 18h, com palestra de Ernani Chaves. Tradução de professores paraenses, o livro reúne textos do filósofo alemão, inéditos no Brasil. (por Relivaldo Oliveira).

São sete ensaios redigidos entre 1915 e 1921, como “A tarefa do tradutor” e “Para uma crítica da violência”, além do escritos da juventude do autor em que temas como dialética e metafísica seriam os mais freqüentes na filosofia de Benjamin e compõem uma face ainda pouco conhecida no Brasil de sua produção. 

Essa fase, ao contrário do que se convencionou pensar, estará presente nos trabalhos mais conhecidos dos anos seguintes que terão como temáticas principais a história, a arte, a modernidade e a linguagem. Walter Benjamin tem como um dos tradutores, o professor Ernani Chaves, do curso de filosofia da UFPA e um dos principais estudiosos da obra de Benjamin no país. 

A edição do livro buscou realizar um cuidadoso trabalho de tradução que em conjunto com os comentários críticos procuram esclarecer várias passagens dos textos. Ernani Chaves, que já publicou diversos trabalhos sobre Benjamin em coletâneas nacionais e internacionais, além do livro “No limiar do moderno: estudos sobre Friedrich Nietzsche e Walter Benjamin”, afirma que a tradução desses escritos se deu tanto utilizando os meios atuais de comunicação, em especial a troca de e-mails, como através de encontros que ocorriam na sede da editora, em São Paulo. 

Ali, durante várias tardes nesses últimos anos, ele se encontrava com Jeanne-Marie Gagnebin, organizadora do livro, e com Alberto Martins, conhecido e premiado escritor, artista plástico e revisor da editora. Segundo Chaves, o trabalho foi cansativo, mas prazeroso e estimulante. 

“Cada palavra, cada linha, cada parágrafo dos textos era lido, relido, debatido, escrito e reescrito várias vezes com infindáveis debates, cercados por dicionários e por traduções dos textos em outras línguas. Muitas vezes saí de lá absolutamente exausto. Mas, a cada vez, apesar de ser um estudioso do pensamento de Walter Benjamin há mais de 20 anos, eu saia de lá tendo aprendido alguma coisa diferente e nova. É neste sentido que fazer uma tradução significa também aprender muito a respeito do pensamento do autor traduzido”, destaca o professor. 

Benjamin – Walter Benjamin nasceu em 15 de julho de 1892, em Berlim. Conclui em 1919, na Universidade de Berna, seu doutorado com a tese, “O conceito de crítica de arte no romantismo alemão”. Já na Alemanha, apresenta, em 1925, seu trabalho de livre-docência, “Origem do drama barroco alemão”, que é recusado pela Universidade de Frankfurt.

A partir de 1930, inicia aquela que seria sua maior obra, o Trabalho das passagens, que não será concluída. A ascensão do nazismo na Alemanha o obriga a fugir e passa a viver com dificuldades em vários lugares da Europa. Em 1940, residindo em Paris, foge para escapar do avanço das tropas alemãs sobre a cidade. Em direção à Espanha, na fronteiriça cidade de Port-Bou, suicida-se ingerindo morfina, na noite de 26 para 27 de setembro. 

Entre seus trabalhos mais conhecidos e importantes estão “Pequena história da fotografia” (1931), “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” (1935/1936) e “Sobre alguns temas em Baudelaire” (1939). Novos estudos – O lançamento de “Escritos sobre mito e linguagem” pretende iniciar novos estudos sobre o trabalho de Walter Benjamin no país. 

“Essa obra possui textos de fundamental importância para a compreensão do pensamento do filósofo, alguns absolutamente inéditos. É relevante também assinalar que este volume inicia uma nova etapa da recepção de Benjamin no Brasil”, diz Ernani Chaves, que após o lançamento do livro fará uma breve palestra no local sobre a obra e sua tradução. 

Serviço
Lançamento do livro “Escritos sobre mito e linguagem” - organização de Jeanne Marie Gagnebin, com tradução de Ernani Chaves e Susana Kampff Lages. Nesta terça-feira, 11, às 18h, na SaraivaMegastore Boulevard Shopping - palestra de Ernani Chaves.

Nenhum comentário: