31.10.11

Festival comemora uma década em cena

Lançada no último dia 25, a décima edição do Festival Escolar de Dança do Pará – FEDAP vai acontecer de 3 a 6 de novembro no Colégio Moderno, onde já está aberta uma exposição comemorativa do evento. 

No hall do colégio Moderno podem ser vistos cartazes de edições anteriores, além de camisetas, fotos, livros e vídeos. A realização é da Companhia Moderno de Dança.

Em 2011, o X FEDAP conta com a participação de mais de duzentos bailarinos, vinte grupos escolares, além de nomes renomados da cena da dança no Pará e no Brasil, como Miguel Santa Brígida, Ana Flávia Mendes, Jardel Augusto Lemos (UFRJ), Saulo Silveira e Rosana Rosário. A homenageada deste anos é a professora Sônia Massoud, uma das grandes apoiadoras da iniciativa da Companhia Moderno de Dança na promoção do festival.

Com objetivo de reunir escolas, públicas e privadas, para mostrarem suas produções, o festival abre um espaço de incentivo e promoção da dança, e vem se caracterizando como um instrumento pedagógico importante para a educação de jovens e crianças. O FEDAP contribui ainda com a formação de platéia para dança no estado do Pará e inclui participação de projetos que conjuguem a dança e a responsabilidade social.

Nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro serão realizadas as apresentações dos 20 grupos escolares inscritos, além de coreografias da Companhia Moderno de Dança, do Grupo coreográfico do Colégio Moderno e Grupo Moderno em Cena. Sempre com cerca de cinco espetáculos por noite. 

Mais uma vez, o festival terá um teatro móvel estruturado dentro do colégio Moderno, para receber os grupos que se apresentarão dentro da programação. Montado aos moldes do festival de dança de Joinville, um dos maiores festivais de dança do país, a estrutura estará no Ginásio do Colégio Moderno e comportará até 300 pessoas, em um ambiente refrigerado.

Nestes dez anos, o FEDAP vem promovendo mostras coreográficas com grupos de escolas públicas e privadas de todo o estado do Pará, bem como projetos sociais. Esse ano, além dos grupos de Belém, o Festival contará com a participação de grupos escolares das cidades de Marabá e Concórdia do Pará. 

História - A Companhia Moderno de Dança foi fundada no ano de 2002, como um núcleo artístico surgido no seio da instituição de ensino Colégio Moderno, imbuído do desejo de vivenciar a arte do movimento e da dança de forma investigativa e interdisciplinar, conjugando diversas áreas das artes, como a dança e o teatro. 

Vencedora de diversos prêmios desde a sua fundação, a Companhia Moderno de Dança coleciona publicações, até mesmo acadêmicas, e premiações como a bolsa de pesquisa e experimentação artística do Instituto de Artes do Pará, Prêmio Funarte de dança Klauss Vianna, Bolsa Funarte de estímulo à produção crítica em dança e Prêmio Secult/Pará de estímulo à criação em dança, com o espetáculo “Confetes e Serpentinas”. 

A companhia Moderno de dança é, ainda, responsável pelo gerenciamento de outros dois grupos, o Grupo de Dança Moderno em Cena e o Projeto Social Aluno Bailarino Cidadão, iniciado no ano de 2006, voltado para o ensino e produção de dança de 30 jovens estudantes de escolas públicas. Serviço Festival Escolar de Dança do Pará – FEDAP. 

Serviço
Nos dias De 3 a 6 de novembro, no Colégio Moderno. Sempre a partir das 19h30. Mais informações: 91 81128324/83381118. Parcerias: SOL informática, Clínica Orares, Sapatilhas, Eti Marriqueti, Papelaria São José, Governo do Pará e Grecco Forma.

Nenhum comentário: