3.10.11

Mostra Bruno Assis prorroga inscrições


Amazônia Doc e ABD-Pará seleciona filmes de novos realizadores para serem exibidos dentro da programação do Amazônia Doc.3. As inscrições para a Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores podem ser feitas até o dia 7 de outubro.

Integrante da programação do Festival Amazônia Doc.3, que acontece de 5 a 11 de novembro, em Belém-PA, a Mostra objetiva mapear as novas produções cinematográficas da região, em especial as resultantes de projetos de oficinas de audiovisual e produções independentes. Ela também serve como homenagem a Bruno Assis, realizador paraense que faleceu em fevereiro, aos 29 anos, após construir uma carreira promissora na área audiovisual atuando como diretor de fotografia, operador de câmera e fotógrafo still em diversas produções, como os filmes vencedores do DOCTV-PA, “Eretz Amazônia” e “O Homem do Balão Extravagante”, e o longa metragem “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”, de Beto Brant. 

Bruno ainda dirigiu o documentário “Na Canoa Pra Aprender” e foi colaborador costumaz do Festival Amazônia Doc, trabalhando nas primeiras edições. “Essa Mostra era uma ideia minha e dele, quando ele era o vice presidente da ABD. Durante a nossa gestão sempre quisemos dar janela para realizadores que não teriam oportunidade de mostrar suas produções de outra forma e essa é a proposta da Mostra” explica Dani Franco, presidente da ABD Pará. 

Segundo ela, podem se inscrever filmes de qualquer formato e vindos de todos os estados do país. “Queremos ter volume e diversidade de produções, para montar uma grande de 1h30 em cada dia do Festival. Podem se inscrever filmes que resultaram de oficinas, exercícios cineclubistas e demais realizações independentes”, acrescenta. 

Como pré-requisito para participação, os realizadores devem ser iniciantes e os filmes inscritos devem ter sido finalizados entre janeiro de 2010 e setembro de 2011, não sendo necessário ser sócio da ABD ou estar vinculado a qualquer associação de cinema ou audiovisual. 

Cinco escolhidos - Serão selecionados cinco filmes, sem distinção de estado ou país concorrente, sendo um documentário em média ou longa metragem (até 20 min.), um documentário em curta (até 19 min.) um curta de ficção (até 19 min.), outro de animação (até 19 min.) e uma videoarte. 

Dani indica que a escolha será feita por um comitê de seleção constituído por membros da diretoria e/ou sócios da Associação que não tiverem inscrito suas respectivas produções na Mostra, além de membros indicados pela produção do Amazônia Doc e mais um realizador independente convidado. 

Eles emitirão notas avaliativas de 05 a 10 para cada vídeo. Os selecionados para a Mostra Bruno Assis não terão relação com a Mostra Competitiva do Amazônia Doc, e não concorrerão a premiações em dinheiro ou troféu. 

“O resultado da Mostra Bruno Assis vai compor um DVD duplo que será reproduzido e enviado para as 27 ABDs do Brasil, para que seja exibido nos respectivos pontos de exibição e cineclubes”, informa a presidente da entidade local. De acordo com Dani Franco, os filmes podem ser inscritos via internet, postando os endereços dos mesmos em sites como vimeo e youtube, e os enviando para o endereço abdecpar@gmail.com. O material também pode ser  entregue no endereço Rua Silva Rosado, 451 (entre Teófilo Conduru e Guerra Passos, CEP 66070-515).  As inscrições são gratuitas, sendo de responsabilidade do realizador as despesas de envio postal. 

Os filmes da Mostra Bruno Assis serão exibidos nos dias 5, 6 e 7 de novembro no Cine Sesc Boulevard, dentro do Amazônia Doc.3 que acontece de 5 a 11 de novembro em diversos espaços da cidade. 

Serviço 
A Mostra Bruno Assis de Novos Realizadores inscreve até dia 7 de outubro. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados em www.abdecpara.blogspot.com e www.amazoniadoc.com. Informações: 8889-3639 e 8190-8270. Acompanhe novidades pelo Twitter: www.twitter.com/amazoniadoc.

Nenhum comentário: