13.10.11

Show em prol de Mestre Bento do Carimbó

Internado desde agosto deste ano, ele receberá a solidariedade de músicos e amigos no show que será realizado dia 19 de outubro, no Teatro Gasômetro, às 19h30. Organizado pelo coordenador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, Isaac Loureiro, o evento beneficente reunirá artistas como Alcyr Guimarães, Lucinnha Bastos, Pedrinho Callado, Júnior Soares, Allan Carvalho, Dona Onete, Os Quentes da Madrugada etre outros que vem sendo confirmados.

“Devem ter também grupo de carimbó de Belém e Marapanim. Estamos confirmando ainda Os Quentes da Madrugada (Santarém Novo), Projeto Charmoso e Juca Culatra, além do In Bust Teatro com Bonecos", adianta Isaac. 

Além de levantar verba para financiar o tratamento de Mestre Bento, a ideia do show é também reacender o diálogo sobre as condições de sobrevivência dos mestres de cultura do Pará. “Ele não será o primeiro e nem o último a passar por uma situação desses. Queremos levantar a discussão dos nossos mestres terem uma pensão específica”, diz Loureiro. 

Bento da Trindade Alves tem 84 anos e criou em 1993 o grupo de carimbó “Raízes da Terra”, na ativa até hoje. Desde agosto, ele está internado com diagnóstico de tuberculose e câncer de pulmão. O tratamento, porém, é caro e sua aposentadoria de trabalhador rural não dá conta dos custos. Desde que foi internado, ele deixou de fazer o que mais gostava que era cuidar de seu carimbó. 

Líder comunitário e memória viva da cultura marapaniense, ele recebeu em 2008 e 2009, o Prêmio Culturas Populares da Secretaria da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura. Foi agraciado também com o Prêmio Maestro Adelermo Matos de Cultura Popular, promovido pela Secretaria da Cultura do Pará (Secult). Agora em 2011, Bento da Trindade Alves tenta recuperar a saúde e a rotina. Segundo Isaac, em 2009, foi iniciado um debate com o governo estadual para a criação da “Lei de Tesouros Humanos”. 

A Lei prevê a instalação de editais de seleção e premiação de mestres e grupos de carimbó. Com ela, os mestres teriam um auxílio mensal e vitalício de no mínimo um salário mínimo; e os grupos, selecionados anualmente por edital, receberiam uma ajuda de custo em única parcela de no mínimo dez salários mínimos. A proposta acabou não indo adiante e, com a mudança de governo, Isaac Loureiro espera reativar a mobilização.

Doações - Enquanto as ações em prol dos mestres de nossa cultura popular não ganham concretude, a família de Mestre Bento aceita doações para custear o tratamento (Banco do Brasil, Conta Poupança nº 11321-2, Agência 2272-1, Titular ZULEIDE PEREIRA ALVES).  “Pedimos também que ao doar, a pessoa nos envie um email informando valor e seu nome no blog carimbopatrimonioculturalBR@gmail.com).

Saiba mais: Diário do Pará e blog Campanha do Carimbó (com informações de Isaac Loureiro e Yorrana Oliveiria - Jornal Diário do Pará, edição de 01/10/2011).

Nenhum comentário: