10.11.11

A Árvore da Vida em cartaz no OI Cine Estação

O filme vencedor da Palma de Ouro de Melhor Filme na última edição do Festival de Cannes "A Árvore da Vida", de Terrence Malick, volta a entrar em cartaz em Belém, desta vez no cinema da estação das Docas.  No elenco, Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chastain.

Considerado por especialistas como um dos grandes lançamentos do ano, "A Árvore da Vida" possui o estilo contemplativo, épico e deliberadamente autoral que marca a produção de filmes de Terrence Malick. Um deleite emocional e visual que faz a diferença. O filme mostra as origens e o significado da vida através dos olhos de uma família na década de 1950, no Texas, tendo temas surrealistas, imagens atráves do espaço e o nascimento da vida na Terra. 

O projeto começou a ser elaborado no final dos anos 70, quando Malick dirigiu ‘Cinzas no Paraíso’, mas só foi desenvolvido décadas depois, depois de ter sido adiado várias vezes. "A Árvore da Vida" abre com uma citação do Livro de Jó, quando Deus pergunta: "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? ... Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?"

O filme corta para uma dramatização da formação do universo. Enquanto as galáxias se expandem e os planetas se formam, a voz de Jack (Sean Penn) pode ser ouvida perguntando várias questões existênciais. Tais questões e observações são expressas por outros membros da família, como também seu eu mais jovem. Uma luz misteriosa e vacilante, que lembra uma chama, emerge. No recém formado planeta Terra, vulcões entram em erupção e micróbios se formam. 

O Sr. O'Brien (Brad Pitt) luta para equilibrar seu sentimento de dever paternal com o grande amor que ele têm pelos filhos. 

Ele é severo e autoritário, ao mesmo tempo afetuoso e carinhoso, e lamenta não ter se tornado um grande músico. Ele arquiva patentes para várias invenções, porém não consegue criar um empreendimento duradorou. Em certo ponto, ele faz uma viagem ao redor do mundo tentando vender suas invenções. 

Em contraste, a Sra. O'Brien (Jessica Chastain) é infantil e compreensiva, tendo uma atitude mais permissiva com seus filhos. Enquanto o marido está fora, os meninos desfrutam de acesso irrestrito a sua mãe, e o adolescente Jack passa pelas primeiras dores da rebeldia, comete atos de vandalismo, abuso animal, e mais tarde invade a casa de uma vizinha e rouba uma peça de roupa. 

A Sra O'Brien recebe um telegrama informando sobre a morte de seu filho aos 19 anos de idade. O Sr. O'Brien é notificado pelo telefone. A família é jogada em um mundo de dor enquanto eles tentam lidar com a situação. Em outro ponto do filme, Jack O'Brien (Sean Pean) está à deriva em sua vida moderna como arquiteto. Em uma conversa ao telefone com seu pai, confessa pensar sobre seu irmão falecido todos os dias. Quando ele vê uma árvore sendo plantada em frente a um prédio, ele começa a reminiscência central do filme. 

O supervisor de efeitos especiais, Douglas Trumbull, usou uma grande variedade de materiais para criar as sequências mostrando o universo: produtos químicos, pinturas, corantes fluorecentes, fumaça, líquidos, CO2, chamas, pratos giratórios, fluídos dinâmicos, luzes e fotografia em alta velocidade. 

Procedimentos usualmente identificados em clips e produções experimentais de artistas visuais, como jogar leite através de um funil em uma calha estreita e filmá-lo com uma câmera de alta velocidade e lentes dobradas, iluminando-o com cuidado e usando uma taxa de quadros para garantir o efeito cósmico, galático, proposto pelo roteiro. 
 
Serviço
A Árvore da Vida De Terrence Malick. Com Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chastain. 14 anos. 138 min. Dias e horários Quarta-feira (9), às 18h e 20h30 Quinta-feira (10), às 18h e 20h30 Domingo (13), às 10h, 18h e 20h30 Quarta-feira (16), às 18h e 20h30 Quinta-feira (17), às 18h e 20h30 Ingressos: R$ 7,00 (inteira) R$ 3,50 (meia). Realização OS Pará 2000, Secult e Governo do Pará. Patrocínio OI.

Nenhum comentário: