22.11.11

Festcine Amazônia premia animação paraense

Além do prêmio Major Reis de Melhor Animação, o curta “Muragens - Crônicas de um muro”, obra de Andrei Miralha (Admirimiriti), recebeu também o troféu Mapinguari, na 9ª Edição do Festicine Amazônia, realizado em Porto Velho de 15 a 19 de novembro. 

Mais duas produções paraenses participaram do festival: o curta “Ribeirinhos do Asfalto”, de Jorane Castro, e a vídeo reportagem “A reação da natureza”, de J. Oliveira. “Muragens...” não venceu sozinho, teve ao seu lado o curta “No Baque”, de Carlon Hardt, do Paraná. 

Resultado de uma bolsa de pesquisa do IAP, o curta de Andrei teve um processo de criação e produção que iniciou com a pesquisa para encontrar um espaço em Belém, com seus personagens e sua dinâmica para depois desenhar tudo e mergulhar em sua animação.

O autor diz que no processo de criação, a animação possibilitou um diálogo direto com o trabalho de várias vertentes artísticas, como a poesia de Marcílio Costa e a música de André Moura, assim como permitiu a participação de artistas como Otoniel Oliveira, Everton Leão, Rogério Batista, Geíza Santos, Ítalo Ferreira, Diogo Chagas e Vinícius Souza, na composição, e Nonato Moreira, na edição.

Em 12 minutos, o filme de Andrei representa, em traços, a movimentação dos feirantes que atuam na Feira Batista Campos, no lado que dá para a Rua Dr. Moraes. Prendendo a atenção dos espectadores, apesar deles, o grande protagonista do filme é o próprio muro, que testemunha esta rotina e nos revela uma paisagem que trabalha o real, misturado a situações e cenas culturais da região.

“A notícia da premiação foi uma bela surpresa. Na verdade, esta foi a segunda vez que inscrevi o Muragens em um festival. A primeira foi no Anima Mundi 2009, que rendeu mais dois convites da coordenação o Anima Mundi para compor uma mostra da atual produção brasileira de animação nos festivais: Monstra (Portugal) e Animasivo (México), em 2010. Esse prêmio me deixou muito feliz e sem dúvida é um grande estimulo pra continuar produzindo. Fico muito grato a toda a equipe que embarcou nessa ideia e deixou seu traço nesse muro de imagens e histórias”, diz Andrei.

Festival - A 9ª edição do Festcine Amazônia, agora também um Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental, homenageou este ano, o diretor, professor e roteirista, Orlando Senna, que participou do movimento do Cinema Novo, trabalhando em diversos filmes da filmografia de Glauber Rocha.

HQ - O desenhista e animador, recentemente lançou, em São Paulo, o livro em HQ Brasil 1500. “O lançamento foi um sucesso, teve um grande público e fizemos um bate-papo sobre a produção dos quadrinhos e sobre a história que abordamos, que contou com a participação de um mediador e um professor de história convidado”, conta Andrei que na verdade não pôde participar pessoalmente do evento. As notícias que teve, porém, foram as melhores.

“No dia do lançamento recebemos um convite da coordenação do Salão de Piracicaba, para expor as páginas de quadrinhos no salão de 2011 e fizéssemos o lançamento do terceiro álbum do Brasil 1500 em agosto de 2012, quando ocorre o evento. Estamos programando um lançamento aqui em Belém, e assim que estiver fechado, aviso”, finaliza o artista.


Nenhum comentário: