16.11.11

Dirceu Maúes abre exposição individual em Brasília

A videoinstalação “Em um lugar qualquer – Outeiro”, foi contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011, para ocupação do espaço. É a primeira exposição individual do fotógrafo na capital federal.

A abertura de “Em um lugar qualquer – Outeiro” será na próxima quinta-feira, 24, na Galeria Fayga Ostrower.  Traz vídeos feitos a partir da animação de fotografias com câmeras pinhole, construídas com caixinhas de fósforo. As câmeras não possuem visor nem lente, apenas um pequeno furo de agulha, por onde a luz penetra. Para a mostra foram construídas mais de 150 câmeras, que captaram mais de 4 mil imagens. 

O trabalho é composto de seis vídeos que, juntos, formam uma visão panorâmica, de 360 graus, da praia de Outeiro, em Belém do Pará. Dirceu Maués começou sua pesquisa construindo suas primeiras câmeras pinhole, em 2003. Desde então, já realizou várias exposições, no Brasil e no exterior. Sua obra estimula o debate sobre a utilização dos aparatos tecnológicos, principalmente daqueles ligados à produção de imagens.

Maués subverte a ideia de tempo, de cada momento registrados nas fotografias, e aposta no acaso, ao permitir um tempo mais longo para a captura da imagem. 

Suas câmeras, sem visor nem lente, produzem um cinema/vídeo que nos revela as paisagens de qualquer lugar, sem a preocupação tradicional com a precisão, com o máximo de fidelidade à toda imprecisão captada. Afinal, neste trabalho, o que importa é a potência poética do “erro”, do ruído e do acaso.

“Em um lugar qualquer – Outeiro” já foi apresentado em Montevidéu no Centro Municipal de Fotografia (CMDF), em 2010, e recebeu, em outubro de 2011, o prêmio Residência Artística, para a Academia Livre de Belas Artes (WBK) – Holanda - no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, realizado em São Paulo. 

Serviço
“Em um lugar qualquer – Outeiro”, videoinstalação de Dirceu Maués. Abre na próxima quinta-feira, 24, a partir das 19h.

Na Galeria Fayga Ostrower - Complexo Cultural Funarte - Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural - Entre a Torre de TV e o Centro de Convenções – Brasília (DF). Entrada Franca. 

(com informações de Thaís Margalho, da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: