15.11.11

Dramaturgia alemã no Teatro Cláudio Barradas

Os adolescentes e seus conflitos, sonhos e as imposições na realidade do século IX. O Curso Livre de Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPa (ETDUFPA) apresenta “O despertar da Primavera”, texto clássico do alemão Frank Wedekind que completa seu 120º aniversário este ano. Em cartaz de 16 a 20 de novembro, sempre às 20h, no Teatro Claudio Barradas, com uma sessão extra no domingo (20), às 18h.

Dar voz ao adolescente. Esse foi um dos intuitos de Wedekind quando publicou, ainda em 1891, sua obra-prima "O Despertar da Primavera". 

Controverso, o texto demorou a ser encenado, ganhando a sua primeira grande montagem somente na década de setenta, ainda assim, alvo de muitas retaliações. A razão de tantas ressalvas? O desejo de discutir abertamente os dramas e conflitos da fase de transição da infância para a vida adulta. 

O ano de 2011 marca o 120º aniversário deste clássico da dramaturgia mundial. Não coincidentemente "O Despertar da Primavera" foi a montagem escolhida este ano pelo Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPa, que conta com elenco especial nesta adaptação. 

"Nosso ator mais velho tem 17 anos. Estamos falando sobre adolescentes com adolescentes", enfatiza Guál Dídimo, dramaturgo e diretor da encenação. O público também pode, adolescente ou não, emocionar-se com os dramas vividos pelas personagens, já que há uma forte contemporaneidade dos temas abordados.

"Este é o momento ideal para discutirmos sobre esta etapa da vida. Todos nós temos lembranças de nossa juventude. Todos nós tivemos momentos bons e ruins durante nossa fase de descobertas. Este espetáculo é leve e dramático ao mesmo tempo, pois nos faz refletir sobre como nos formamos enquanto pessoas adultas" conclui Olinda Charone. 

A diretora, que também dirige a peça, completa 35 anos de atividade teatral como atriz, diretora, professora e escritora. Recentemente, Olinda também lançou seu primeiro livro “Faz e desfaz de conta: a criança intérprete e sua compreensão do processo de encenação”.

O despertar da Primavera é, acima de tudo, um convite a busca do adolescente que um dia todos foram, a se emocionar com os dramas e Wendla, Melchior, Moritz e companhia, a encantar-se com suas vivências. É ver adolescentes interpretando adolescentes com toda a paixão que só eles poderiam imprimir a este espetáculo. 

Serviço 
"O Despertar da Primavera", direção Guál Dídimo e Olinda Charone. De 16 a 20 de Novembro (quarta a sábado) sempre às 20h. Domingo (20), sessões as 18h00 e 20h00. Teatro Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546, esq. com Dom Romualdo de Seixas). Ingressos a R$10, com meia entrada para estudantes.

Nenhum comentário: