10.11.11

Ensaios sobre música, indústria cultural e filosofia

Henry Burnet
Depois de gravar o DVD “Por Uns Tempos”, que comemora seus 23 anos de carreira como músico e compositor, com quatro CDs lançados, Henry Burnett, que é professor da USP em Filosofia da Música, coloca à disposição do público seu mais novo livro, que será  lançado em Belém nesta sexta-feira, 11, a partir das 19h, dentro da programação “Papos & Ideias”, na Livraria Saraiva. 

Escrito em forma de ensaios, que resultam de duas pesquisas distintas e, de certa forma, antagônicas, “Nietzsche, Adorno e um pouquinho de Brasil” sai pela editora da Universidade Federal de São Paulo. 

Nesta obra, o autor amplia o movimento do pensamento e da canção, da linguagem e da música “especificando à música popular brasileira, mesmo aquela nitidamente comercial, aspectos do que Nietzsche pensava da arte e da canção popular, da ligação entre poesia e música, do primado da melodia e da linguagem", nas palavras de Celso Favaretto, Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e autor de “Tropicália Alegoria Alegria”. A primeira parte do livro de 

Henry é resultado de tese de doutorado “A Recriação do Mundo: a Dimensão Redentora da Música na Filosofia de Nietzsche” (ifch/Unicamp) e aborda o arcabouço estético-filosófico formado por Nietzsche, Beethoven e Wagner. 

Já a segunda parte da obra, resultado de seu pós-doutorado “Indústria Cultural e Canção Popular no Brasil” (fflch/usp), demonstra a tentativa de pensar, na contramão de Adorno, os diferentes níveis no interior da música popular que não teriam sido colonizados pela forma-mercadoria e pelos ditames da indústriacultural. Além disso, o livro também articula, de modo sugestivo, estas proposições às concepções de música popular e ao nacionalismo de Mário de Andrade.

Henry Burnett também é autor dos livros: “Cinco Prefácios para cinco livros escritos: Uma biogtafia filosófica de Nietzsche" (Ed. Tessitura). O autor analisa um conjunto de cinco prefácios redigidos por Friedrich Nietzsche no ano de 1886, como parte do projeto de relançamento de algumas de suas obras mais importantes das chamadas primeira e segunda fase – “O nascimento da tragédia” - “Humano, demasiado humano” (livros I e II), “Aurora”, e “A gaia ciência”.

E “Filosofemas: Ética, Artes e Existencia”, uma coletânea de textos publicada pela mesma editora reunindo os professores do curso de Filosofia da Unifesp. No livro há três blocos distintos, contemplando campos bem delimitados e fundamentais do saber filosófico. O primeiro congrega textos que abordam a questão ética em autores decisivos, num leque que se estende dos clássicos da modernidade aos contemporâneos. 

A segunda parte, devotada à arte, reúne dois artigos que abordam um mesmo tema - a relação entre música e filosofia. 

O último bloco é composto por artigos que, sob o título genérico de 'Existência', abordam autores ligados direta ou indiretamente à tradição filosófica da fenomenologia. 

Serviço 
Papos & Ideais com Henry Burnet para Lançamento do Livro Nietzsche, Adorno e um Pouquinho de Brasil, Editora Fap-Unifesp. Nesta sexta-feira, 11, a partir das 19h, na Livraria Saraiva - Shopping Boulevard.

Nenhum comentário: