19.11.11

Mestre Vieira e os Dinâmicos no 6º Se Rasgum

Os Dinâmicos e Mestre Vieira
Foto: Renato Reis
Além dos acordes marcantes da festejada guitarrada, Mestre Vieira resgata repertório cantado, gravado em LPs dos anos 70 e 80, e o leva à sexta edição do Festival Se Rasgum, aos 77 anos completados em 29 de outubro. O ícone da guitarrada é também tema de um documentário sobre sua trajetória.

No doc, a história de Mestre Vieira está sendo contada por ele, com entrevistas e narrativas sobre seus grandes encontros musicais comguitarristas e bambas do choro, que aliás foi o primeiro ritmo dominado por Mestre Vieira.

O reencontro com Os Dinâmicos, músicos que gravaram com ele quase todos os LPs lançados por gravadoras como a Chantecler, Continental e RGE,  aconteceu durante a realização da pesquisa para o documentário e acabou rendendo a produção do show que será visto e registrado neste domingo, 20, no Hangar, (re), apresentando ao público, Lauro Honório (guitarra base), Idalgino Cabral (Contrabaixo), Luiz Poça (teclado) e o vocalista Dejaci Magno, que acompanharam o Mestre da Guitarrada, nas primeiras formações de “Vieira e Seu Conjunto” , no anos 70 e 80.

No documentário "Coisa Maravilha"
Na apresentação Mestre Vieira e os Dinâmicos estarão acompanhados ainda por Gorayeb (percussão) e Vovô (bateria), músicos que estão permanentemente acompanhando Mestre Vieria em shows pelo país, ao lado também do guitarrista Pio Lobato, pesquisador do gênero da guitarrada e responsável por ter trazido de volta à mídia e ao circuito de shows,  a guitarrada de Mestre Vieira, que estava no interior do estado, em Barcarena, onde conitnuava tocando, ainda que silenciado na mídia.

O show será novidade para quem só começou a ouvir Mestre Vieira a partir do grupo Mestres da Guitarrada, projeto do Pio em parceria com a Funtelpa. Com os Dinâmicos, nome que o grupo tinha antes mesmo de se tornar Vieira e Seu Conjunto, Mestre Vieira traz de volta à cena as obras cantadas, responsáveis por alguns de seus maiores sucessos tocados, principalmentre nas rádios do nordeste do país.

“A Lambada da baleia”, que conta a história da baleia que encalhou na orla de Barcarena, cidade natal de Mestre Vieira, e “a Lambada do Rei”, por exemplo, foram gravadas em 1976 e lançadas em 1978 no LP Lambada das Quebradas - vol. 1. O segundo Volume, trazia a música “Melô do Bode”, sucesso impulsionador do disco, que teve quase 300 mil cópias vendidas.

Mestre Vieira, Mangal das Garças, gravação paara o doc
Outros sucessos já mais conhecidos das novas gerações, por fazerem parte do repertório instrumental, como “Jamaicana” e “Cidade Alerta” não faltarão no show que contará ainda com a participação especial do guitarrista João Erbettta, guitarrista de Marcelo Jeneci.

O guitarrista, produtor e compositor vasculha o cancioneiro da Música Popular Brasileira das primeiras décadas do século XX, e vem compondo um repertório original, aliado a composições próprias. Outra participação especial é da cantora e tecladista  Iva Rothe, convidada para interpretar a música “Mariazinha”.

O documentário integra o projeto “Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada”, que tem patrocínio do Conexão Vivo, por meio da lei Semear do Governo do Estado, e que terá, no ano que vem, a realização de um DVD. 

Serviço
6º Festival Se Rasgum. Até 20 de novembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ingressos: R$ 25 antecipado p/ cada dia, a partir de 3 de novembro. Realização: Se Rasgum Produções e Sonique Produções Assessoria de imprensa: Pollyanna Bastos: polly@serasgum.com.br Rafael Guedes: rafael@serasgum.com.br Informações pelo site: www.serasgum.com.br.

Nenhum comentário: