6.10.12

“Olhai por nós” reúne obras de vários artistas

De Jair Junior
No mês de outubro, o Núcleo Cultural da Unama traz para o público, imagens que focam a religiosidade sob vários aspectos e técnicas artísticas. “Olhai por nós” propõe a apreciação não só para o olhar da religião, mas também para o multiculturalismo da região: identidades, memórias, religiosidades, realidades e imaginários, redimensionados como unidades artísticas impregnadas nas obras apresentadas. A abertura será na próxima segunda-feira, 08, na galeria da Unama, na Alcindo Cacela.

A aproximação entre obra e espectador para a observação das tramas e teias culturais que transitam nos territórios criativos destes artistas busca favorecer o diálogo entre os sentidos e a consciência, ampliando as possibilidades da compreensão da arte e da cultura como identidade, expressão, educação e cidadania. 

Fazem parte da Mostra os artistas visuais Alberto Bitar, Alan Soares, Danielle Oliveira, Danielle Valente, Emanuel Franco, Erinaldo Cirino, Euzeny Bayma, Izer Campos, Jair Júnior, Lila Bermeguy, Nailana Thiely, Nando Lima, Roberto Menezes, Reginaldo Ramos, Ronaldo Lopes, Rosângela Britto.

Os trabalhos são do acervo de Artes Visuais da universidade, cuja coleção vem se formando desde o ano de 1993, com a criação da Galeria de Arte “Graça Landeira”, passando em 1998 a guarda, manutenção e divulgação das coleções artísticas e documentais à Casa da Memória.

Fotografia de Euzeny Bayma
A reserva técnica da Casa da memória conta hoje com mais de mil e quinhentas produções realizadas em pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, instalações, objetos, vídeo-arte, perfazendo um repertório rico em imagens do registro da cena e da produção artística contemporânea regional e nacional. 

Com a realização de mostras expositivas temporárias de seu acervo, a Casa da Memória objetiva contribuir para o conhecimento da importância da cultura e da arte objetivando a manutenção das identidades e da memória cultural, as quais correm sérios riscos de extinção com os modos de vida atuais. 

Organizada pela Casa da Memória, a exposição é uma proposta expositiva que nasce da leitura iconográfica de imagens e simbologias de diversas naturezas e dimensões sociais, éticas e estéticas presentes na produção de artistas paraenses. 

Obra de Emanuel Franco
"Essa mediação vai amolgar e criar sentidos entre elas, buscando contribuir para 'um olhar a mais' sob a realidade sócio-cultural do Estado do Pará, que a cada instante subtrai ou soma novas formas e contornos, mas que ainda mantém uma identificação cultural que marca presença por particularidades e autenticidades de sua gente, seu ambiente natural e costumes tradicionais, como o Círio de Nazaré", diz Jonise Nunes, Curadora da mostra e coordenadora técnica da Casa da Memória.

Serviço 
Abertura: 08 de outubro, às 20h. Na Galeria Graça Landeira – hall de entrada. Unama - campus Alcindo Cacela - nº 287. Visitação até 09 de novembro. Contatos: 91 4009.3024/e-mail: casadamemoria@unama.br.

Nenhum comentário: