8.11.16

Casulo Cultural debate a subjetividade na colagem

A partir da exposição "O Self é a Vida", de Mariana Lage, o debate “Colagens, clichês e imagens readymades: modos de apropriação contemporânea” traz para a roda um processo intuitivo e experiencial de acesso ao inconsciente, através da colagem. Além da autora da mostra, participam como convidados do debate os artistas Alexandre Sequeira e Ramiro Quaresma. O bate-papo é nesta quarta-feira, 9, a partir das 18h30, no Casulo Cultural.

A técnica Soulcollage, desenvolvida pela psicanalista junguiana estadunidense Seena Frost, é um processo intuitivo e experiencial que tem como objetivo provocar um exercício intuitivo. 

Soul – Alma, Collage - colagem = “Colagem da alma”, ou a produção de imagens criativas que dão forma às várias faces da alma. “Percebo que as colagens transparecem sempre algum busca ou algum tema determinante pra mim: algo que faz parte da minha experiência de vida e que através da colagem consigo reconhecer melhor e elaborar melhor”, conta Mariana Lage. 

"Depois que você termina de conjugar as imagens coletadas, faz parte do exercício olhar para a imagem e descrevê-la a partir da frase: Eu sou... Minhas colagens recebem nomes, a partir dessa frase e dessa técnica, mas nem sempre faço todo o exercício de redigir um texto do que a imagem sugere”, diz a artista sobre seu processo de criação, que instiga o bate papo desta quarta-feira.  

O evento será no Casulo Cultural, espaço independente que proporciona encontros, vivências e relações entre as pessoas e as ideias, para a difusão e construção de saberes. Estimulando o trabalho coletivo e a difusão de conhecimentos artísticos e culturais que possam alçar outros voos, o lugar tem como proposta criar diálogos entre diferentes linguagens artísticas e discussões político-culturais.

Serviço
Bate-papo “Colagens, clichês e imagens readymades: modos de apropriação contemporânea”. Dia 9 de novembro, às 18h30, no Casulo Cultural - Trav. Frutuoso Guimarães nº562, esquina com trav. Riachuelo, altos.  Entrada franca. 

Nenhum comentário: