28.11.16

Estúdio Reator comemora 05 anos de performance

Dia 30 de novembro, o Estúdio Reator abre as suas portas para receber artistas da performance de Belém, Salvador e Montevidéu. A programação marca os cinco anos do espaço experimental e apresenta trabalhos do projeto Conexão Curimbó. A programação é gratuita e começa as 20h.

Desde 2010, quando iniciou suas atividades, o Estúdio Reator já foi o "palco" e o laboratório para espetáculos diversos, híbridos, de várias linguagens. Dança, teatro, performance, música, instalação sonora, fotografia, vídeos, projeções. 

Criado e conduzido pelo cenógrafo, diretor e performer Nando Lima e vários colaboradores, o Reator se coloca entre o sonho e o irreal, o absurdo e a realidade. Em 2015, extrapolando seu espaço físico, iniciou o ano com uma ocupação na Casa das Onze Janelas, o Museu de Arte Contemporânea de Belém, que depois foi parar no Funarte, em Brasília. Este ano desenvolveu um projeto que misturou performance, projeções e memória, transitando entre dois bairros da cidade, no projeto "Reator Eterno", premiado pelo Rumos Itaú Cultural.

Acreditando na experimentação da performance, na troca artística e sensorial, em produzir coisas que possam tirar o outro de seu cotidiano, o Reator comemora cinco anos e oferece ao público a Mostra de Performances do Conexão Curimbó, projeto que este ano reuniu em residência artística, intérpretes de Curitiba, Salvador, Manaus, Brasília, Recife, Santarém e Belém. Durante o processo de construção de cada trabalho, os artistas participaram de oficinas com os pesquisadores e coreógrafos: Jai Bispo, Márcio Nonato, Daniel Moura, em parceria com os músicos Edson Santana, Ricardo Costa, Armando de Mendonça e Diego La Percussa.

Mostra de Performance Conexão Curimbó

Fotos: Suane Melo
Os trabalhos a serem apresentados, se posicionam no campo da arte experimental sem obedecer a fronteiras rígidas entre linguagens e modos de expressão.

Daniel Moura abre a mostra com a performance “Protocolo.DOC”. Danilo Bracchi segue com “Uma Coreografia para Minha Calça”. A uruguaia Patrícia Mallarini apresenta “Retorno”. Cleber Cajum trás “Casa de Caba”. E, encerrando a noite, no espaço externo ao Reator, o baiano Márcio Nonato performa “O que é Isso - Exp. 01: Adiadne”. Cada performance dura de 10 a 15 minutos.

O realizador do projeto, o coreógrafo e pesquisador Danilo Bracchi, reafirma a necessidade de implodir conceitos do corpo em uma época marcada por revisões de paradigma de civilização, inclusive de ordem biopolítica.

“O Conexão Curimbó busca um outro corpo na cena contemporânea, e se quer um espaço de convívio e implosão de antigos valores tanto na dança quanto na formação cidadã. Tão importante quanto experimentar novas linguagens artísticas é ser um laboratório de viver com o outro”, afirma o coreógrafo paulista radicado em Belém.

Serviço
Mostra de Performances - 05 anos do Estúdio Reator. Horário: 20h. Endereço: Trav. 14 de abril, nº 1053, ao lado do Yamada Plaza. Entrada franca.

(Holofote Virtual com Assesoria de Imprensa)

Nenhum comentário: