23.11.16

Minni Paulo Quarteto faz show na Casa do Fauno

Fotos: Allan K. Guimarães
"À Espera da Luz" traz músicas inéditas do novo álbum “Voar”, além de trabalhos de discos anteriores, nesta quinta-feira, 24, a partir das 22h, na Casa do Fauno, na Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa. 

Um veterano da cena cultural de Belém, Minni Paulo é um dos maiores incentivadores da música instrumental paraense. O contrabaixista apresenta "À Espera da Luz"  acompanhado pelo seu quarteto com Elias Coutinho (saxofone), Tiago Belém (bateria) e Robenare Marques (pianos). 

Após muitos anos se dedicando ao incentivo à música instrumental no Estado do Pará, Minni Paulo, que há mais de 13 anos comanda o Baiacool Jazz Festival, voltou aos palcos este ano para apresentar suas composições nascidas ao longo destes últimos anos em projetos paralelos e viagens. 

O novo álbum intitulado “Voar” trás composições cada vez mais marcadas pelo estilo de Minni Paulo, que nasceu de um pacto entre o Jazz e os ritmos amazônicos mais profundos, ambos frutos de suas viagens e vivências. Para Minni Paulo “ser originário de uma grande capital Amazônica explica as inspirações urbanas de seu som, que se mostra cada vez mais como um retrato de uma Amazônia contemporânea, riscada por arranha céus e árvores centenárias”.

Minni Paulo é o que podemos chamar de pioneiro. Iniciou a carreira na década de 70 em Belém onde foi co-fundador do grupo  de música experimental Sol do Meio Dia, anos mais tarde saiu de Belém a convite do músico Johny Alf, com quem participou de turnês como baixista. Vivendo por muitos anos entre São Paulo e Rio de Janeiro onde tocou em turnês nacionais e internacionais de artistas brasileiros como Luis Melodia, Elza Soares, Tim Maia, Zezé Motta e Angela Rôrô.

Nos anos 90 Minni Paulo que estava morando na Europa retornou a Belém com intenção de montar seu próprio grupo de musica instrumental, foi quando foi criado o grupo Sociedade Marginal, o primeiro de muitas formações que contribuíram para o inicio da cena Instrumental em Belém do Pará com diversas apresentações em Teatros e cenas abertas ao ar livre buscando a popularização do Jazz na cidade.

Na segunda metade dos anos 90, Minni Paulo dá inicio a pesquisa para realização de seu primeiro álbum, o “Floresta das Chuvas”, com notáveis elogios da critica nacional, o que o levou a fazer diversos concertos pelo Brasil e Europa, concretizando assim sua carreira solo como compositor e instrumentista.

Anos mais tarde, em 2003, é premiado no Itaú Cultural e, no mesmo ano, surpreende lançando através da sua produtora “Zoé”, o “ Baiacool Jazz Festival, o primeiro Festival de Jazz da Amazônia, que já trouxe para o palco do festival, grandes nomes da música instrumental nacional e internacional como Hermeto Pascoal, Marcio Montarroyos, Léo Gandelman, Jeff Gardner, entre outros.

Em 2008, lançou a primeira casa dedicada a música instrumental na capital paraense o Baiacool Jazz Club e, em janeiro de 2009, foi uma das atrações do Fórum Social Mundial realizado em Belém, onde se apresenta para um público de 20 mil pessoas, entre elas chefes de estado e personalidades importantes nacionais e internacionais.

No ano seguinte é agraciado com o prêmio “Waldemar Henrique”, por sua importância artística na cidade de Belém. Após anos de dedicação no fomento da cultura e da música instrumental no Estado do Pará, Minni Paulo volta a se dedicar a sua carreira solo para lançar o “Voar”, disco gravado em 2015, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. É o que vamos ver e ouvir logo mais no quita da Casa do Fauno, espaço que abraça também a música instrumental e autoral.

Serviço
Minni Paulo Quarteto apresenta o show “À Espera da Luz”, nesta quinta-feira, 24, na Casa do Fauno, a partir das 22h, na Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa. Mais informações : 91 98134.7719 e 3088.5858.

Nenhum comentário: