9.9.18

Arenas Amazônicas Vol.1 ganha lançamento na Fox

"Arenas Amazônicas", projeto dos jornalistas Rogerio Almeida, Lilian Campelo e Daniel Leite Junior, reúne sete narrativas distribuídas em três volumes, a maior parte já publicada pelo site paulista Agência Carta Maior. O primeiro volume, abordando os coletivos do movimento negro, de mulheres e cultura, será lançado nesta segunda-feira, 10, a partir das 18h, na Livraria da Fox  - Rua Dr. Moraes no Bairro Nazaré na cidade de Belém-Pará.

O conjunto de reportagens sublinha ações coletivas de jovens e pessoas mais experientes em diferentes flancos: cultura, política, direitos humanos e cidadania. Os textos desse orimeiro volume foram produzidos quando o também educador Rogerio Almeida ainda era ligado ao setor privado, e morava em Belém. Na época Almeida era vinculado à Unama, Universidade da Amazônia. A ideia em produzir a coleção soma mais de seis anos, e só agora foi possível viabilizar o primeiro volume, que contempla frações da história das professoras Zélia Amador e Hecilga Veiga e da ativista do movimento negro Nilma Bentes.

As periferias da insular Belém, a exemplo da Pedreira, Icoaraci, Terra Firme e Guamá, e região metropolitana, caso do bairro da Guanabara são notados fora do esquadro comum dos meios de comunicação da cidade, que preferem o aspecto policialesco. Grafiteiros, DJs, educadores, professores, estudantes, biscateiros, aposentados e desempregados são personagens da obra. Estes, a partir de inúmeros coletivos se impõem como protagonistas de sua própria História, onde afirmam suas identidades coletivas ou individuais como negros, artistas, cidadãos das “quebradas”, que em Belém são conhecidas como baixadas.

Rogerio Almeida não estará presente no lançamento, mas será representado por Lilain Campelo e Daniel Leite Junior, que assinam os texto nos demais volumes. Rogério é maranhense de São Luís,  graduado em Comunicação Social pela UFMA. Possui especialização e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA, com pesquisa laureada com o Prêmio NAEA. Atualmente cursa doutorado em Geografia Humana/USP.  

Arenas Amazônicas traz no segundo volume a peleja das populações locais e suas formas de enfrentamento aos grandes projetos. Encontra-se em fase de revisão, e até o início de maio poderá ser baixado na grande rede. O terceiro tem a ambição de tratar sobre a comunicação popular. Este consta em fase de pesquisa e produção.

O projeto teve patrocínio do Banco da Amazônia e este primeiro volume já foi lançado na Feira Pan-Amazônica do Livro deste ano, no Espaço Coisa de Negro e no Prêmio de Música da Rádio Exu, realizado no Espaço Cultural Apoena, e na UNIFESSPA na cidade de Marabá.
Link da rede social: www.facebook.com/rogerioalmeidaarenas/

Serviço
Lançamento do Livro “Arenas Amazônicas Vol.1”.  Segunda, 10 de setembro – a partir das 18h. Livraria da Fox – Dr. Moraes 584. 

Nenhum comentário: