A exposição individual do artista traz uma série extensa de trabalhos executados com óleo sobre tela, em tamanhos variados que vão de pequenos estudos a grandes dimensões. A abertura será na quinta-feira, 27, às 19h. "Baía" integra a programação de aniversário de 63 anos do Centro Cultural Brasil Estados Unidos.
Armando Sobral retornou a Belém em 2001, depois de muitos anos em São Paulo, e aqui montou um atelier de gravura, mas foi em 2003 que passou a se dedicar a pintura a óleo sobre tela. A exposição reflete a imersão no universo da paisagem.
“Trata-se da dimensão do incomensurável, das relações das atmosferas”, explica o artista. “Quando eu me remeto a essas paisagens não tem nada estável em relação a isso, é uma espécie de um tempo que decorre”, finaliza Sobral sobre o tema recorrente desde então.
Armando Sobral começou essa série em 2003, quando se debruçou sobre o tema de uma foto que fez em 1998 quando retornava de Soure e tragicamente soube que sua mãe havia sido hospitalizada, de um processo terminal. Durante a viagem, ele fez o registro fotográfico de uma paisagem. Primeiramente fez alguns desenhos à carvão, que depois foram ganhando outras dimensões.
Apesar da travessia ao Marajó ser o local que sempre faz alusão nas pinturas, Sobral pondera que hoje está em outra relação com o tema, quando diz “Hoje meus trabalhos não estão mais associados aquele episódio, mas quando olho para o rio, penso nessa relação de transição de vida, de tempo, de ciclo. Eu busco na pintura uma relação figurada com esse universo que é quase inapreensível, que é o universo da água, do ar das atmosferas”.
Serviço
Exposição “Baía”. Abre na próxima quinta-feira, 27, às 19h, na Galeria de Artes do CCBEU-MABEU, até 23 de outubro. Visitas guiadas podem ser agenadas. Informações: 3221.6143 ou www.ccbeu.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário