18.9.18

"Macaréu" homenageia Mestre Vieira e Dona Onete

Noites do Norte e Mestre Vieira - Out. 2017 - RJ
Guitarradas, cúmbias e carimbós. O grupo carioca Noites do Norte lança em Belém o EP "Macaréu", numa homenagem a Mestre Vieira e Dona Onete. Domingo, 23, às 19h, no Apoena, com participação especial de Félix Robatto e Juca Culatra, e dos músicos André Macleuri (baixo), Wilson Vieira (teclado) e Carlos Canhão (bateria). 

Em Janeiro de 2016, o Conjunto Noites do Norte lançou seu primeiro álbum, “Baile das Formigas” e  se tornou uma referência da música do Norte do país no Rio de Janeiro. O grupo, que há alguns anos vem sendo a sensação das noites cariocas transformou-se em um bloco de Guitarrada, desdobrando-se, ainda, em carimbós e choros, sempre mantendo essa coerência sonora que o destaca.

No show em Belém será feita uma homenagem ao LP "Lambadas das quebradas", de Mestre Vieira, que completa 40 anos. No repertório estão entre outras músicas, "Lambada da baleia" e a faixa título do disco, além das músicas do primeiro álbum "Baile das Formigas" e do novo EP "Macaréu", todas autorais. 

“Esse é o mote principal do conjunto, a mistura da música nortista e do sudeste, remontando a própria história da guitarrada em um dos pilares da sua origem: o choro misturado com ritmos latinos. A certeza é que ninguém consegue ficar parado”, diz Mig Martins.

Conexões com a múica da região Norte

No centro, Mig Martins passa a guitarra de Mestre Vieira, 
antes do show no Centro de Artes da UFF (2017. Niteroi-RJ)
O músico esteve em Belém outras vezes, participando, em 2013, do show de lançamento do “DVD Mestre Vieira 50 anos de Guitarrada”, projeto que desenvolvi entre 2011 e 2014.

“Eu soube do lançamento no Rio de Janeiro e entrei em contato com a produção. Fui super bem recebido e cheguei a Belém por conta própria, para um anoite memorável. Foi uma realização ter tocado com Mestre Vieira e também com os demais músicos que estavam naquela noite do lançamento. A partir daí mantive contato com todos eles, recebendo alguns também no Rio”, diz Mig.

Depois desse contato, a relação com Mestre Vieira se estreitou. Em 2015, Mig Martins acompanhou os shows de Mestre Vieira, que foram realizados no Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Em outubro de 2017, o criador da guitarrada voltou ao Rio de Janeiro e se apresentou no evento de aniversário da banda, realizado na sede do Fluminense, no bairro de Laranjeiras. Casa lotada e um delírio coletivo na plateia quando o guitarreiro entrou em cena. 

Show de aniversário do grupo Noites do Norte. Out. 2017. RJ
Mestre Vieira estava acompanhado pelos filhos Wilson e Waldecir Vieira, para uma apresentação no projeto Territórios da Arte, em Niterói, e aceitou o convite para fazer essa participação com o Noites do Norte.

Mig Martins também retribuiu o gesto e integrou o show do músico, que fizemos dois dias depois no Centro de Arte da UFF, em Niterói, o último fora do Pará. E antes de voltar a Belém, o músico ainda teve mais um encontro com o Noites do Norte. Uma gravação nos altos de Santa tereza.

“Para nós foi uma honra e muito emocionante para todos do grupo. Gravamos com ele Lambada Portuguesa, sendo este um de seus últimos registros antes de fazer a passagem e vamos mostrar na abertura do show do Apoena”, comenta Mig.

Para saber mais:

Video gravado com o Mestre Vieira

CD Baile das Formigas

Programa Experimente no Multishow

Show de aniversario do Circo Voador com participação do Pedro Luis

Serviço
Lançamento do EP Macaréu, com show em homenagem a Mestre Vieira e Dona Onete. Neste domingo, 23 de setembro, a partir das 19h, no Espaço Cultural Apoena – Av. Duque de Caxias, 450 – Belém. Ingresso R$ 10,00Mais informações: 98134.7719.

Nenhum comentário: