27.9.18

Um Fórum e 4 dias para Circular nos Mercedários

O auditório do Mercedários, tudo pronto para abertura.
Nem só de debates se faz a programação do Fórum Circular – Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade. A programação começa nesta quinta-feira, 27, pela manhã com reunião do Iphan. A abertura oficial será às 19h, com a apresentação do Quarteto de Cordas da EMUFPA, seguida da palestra "Experiência Circular", com Makiko Akao, idealizadora do projeto Circular Campina Cidade Velha.

Em seguida haverá uma cerimônia com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e a equipe gestora do projeto para colocar a bandeirola do Circular no Prédio dos Mercedários, jóia rara do centro histórico de Belém, datado de 1640.  A noite encerra com mais uma apresentação, no pátio externo do prédio, do Coral de Saxofones da Escola de Música da UFPA.

No repertório do Quarteto de Cordas da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), três peças, sendo duas de compositores paraenses. Coordenado pelo professor Cristian Brandão, o grupo é formado pelos violinistas Celson Gomes e Joziely Britto, pelo violista Rodrigo Santana, e pelo violoncelista Cristian Brandão, todos professores da Universidade.

Já o Coral de Saxofone também da EMUFPA, que encerra a programação da quinta-feira, é formado por alunos e professores da classe de saxofone e saxofonista da cena local, tem na coordenação o professor Marcos Cardoso (sax soprano) e conta com a participação de Marcos Ribeiro (sax alto), Raíza Rocha (sax barítono) e Jorge Freitas (sax barítono), alunos da EMUFPA. No repertório, The Heavens are telling, de Frans Joseph Haydn, com arranjos de Bruce Evans, Barroquinho Nº1, de Oli Augusto Demuti, Cinco Gerações, de Osmar do Trombone, Spain, de Chick Corea, Libertango, de Ástor Piazzolla entre outras.

No hall do auditório, o estande de livros da Edufpa
Trazendo mesas de debates, palestras e relatos de experiências, o fórum segue até domingo, 30, trazendo como foco as discussões que envolvem o centro histórico, mas também oferecendo uma pequena programação cultural. As inscrições ficaram abertas de agosto até início de setembro, atendendo o limite de lugares do auditório do Mercedários/UFPA, que são 200, mas de acordo com a organização do evento, foi feito um esforço para receber 240 inscritos. “Há ainda uma lista de espera por causa de possíveis desistências”, diz a arquiteta Dorotéa Lima, convidada pelo projeto para coordenador o Fórum. 

O estande da Editora da UFPA estará em pleno funcionamento no hall contíguo ao auditório e no pátio interno uma feirinha criativa ficará em funcionamento de quinta a sábado, das 9h às 18h, e no domingo, das 9h às 15h, oferecendo comidinhas, economia criativa, fotografia e arte em geral produzidas pelos gestores e artistas que integram a rede de mais de 40 parceiros do Circular.

Prédio datado de 1640
No domingo, misturando ritmos ancestrais amazônicos a elementos do rock dos anos 60 e do jazz e buscando, o Trio Chamote encerra os quatro dias do evento, com apresentação às 18h, ao ar livre, na Praça das Mercês. 

O grupo desenvolve processos criativos de uma nova linguagem para a música instrumental amazônica, se alimentando de pesquisas distintas à cerca da música folclórica paraense, desenvolvida por seus integrantes: Charles Matos (bateria), Luizinho Lins (banjo amazônico) e Silvio Barbosa (flauta transversa).

“Esperamos assim contemplar o público circulante, que poderá transitar por um prédio histórico que estava fechado há dois anos, visitar a feirinha durante a programação e o estande de livros da editora da universidade. Vamos encarrar num clima das domingueiras do Circular Campina Cidade Velha, na praça das Mercês”, conclui Tamara Saré.

O Fórum Circular Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade é uma realização do projeto Circular Campina Cidade Velha, em parceria com a Associação Amigos de Belém. O evento conta com patrocínio do Banco da Amazônia e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Copatrocínio da UFPA, IPHAN e Funtelpa - Cultura Rede de Comunicação. Apoio da IOEPA, Hotel Princesa Louçã, Sol Informática, Centro Cultural Sesc Boulervad, Mirante Designer, Papel da Amazônia e Rede de Parceiros do Circular. 

Serviço
27 a 30 de setembro - Fórum Circular. Local:  Mercedários/UFPA - Rua Gaspar Viana, 125 - Campina-Belém. Programação: www.projetocircular.com.br/forumcircular

Nenhum comentário: