19.11.22

A 9a edição do Festival Tapajazz em Alter do Chão

Na próxima semana que for a Alter do Chão, em Santarém-Pa, terá um atrativo a mais para se apaixonar pelo lugar. De 24 a 26 de novembro é onde será realizada a 9a edição do Tapajazz. O palco montado na Praça 7 de Setembro receberá atrações com os diversos sotaques instrumentais do Brasil. 

Os três dias de música à beira do Tapajós contam com músicos paraenses, do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Amapá. De Santarém, teremos o Canto de Várzea, que movimentou a cena musical da cidade entre os anos 1980 e 1990. Nesta edição do Tapajazz,  comemora seus  40 anos, com o mesmo espírito e o ritmo da vida amazônica, com que surgiu. 

O público também vai conferir a apresentação do Trio Lobita, cujo show traz canções do universo do samba, do choro e autorais, dividido entre instrumental e cantado. Em 2017, o grupo também lançou o disco Na Marola, com repertório autoral e em parceria com outros artistas e músicos especialistas em maxixe, polca, baião e choro.

Alan Gomes, de Macapá (AP), também marca presença. Atuando como musicista profissional desde os 11 anos de idade, já contabilizando 32 anos de trajetória, como cantor, compositor, músico e diretor musical. Em seu trabalho, mistura os ritmos da cultura da Amazônia com demais estilos musicais universais, destacando os tambores de batuque e marabaixo que são os sons tradicionais da cultura amapaense, sua identidade.

O violonista Zé Paulo Becker, que fez uma belíssima apresentação no Tapajazz Mostra Belém, em setembro, retorna para mostrar o espetáculo ao público de Santarém. No palco, ele estará acompanhado por Dudu Oliveria, no sax e flauta; Rodrigo Villa, no contrabaixo e de Cassius Theperson, na bateria. Já o  guitarrista Delcley Machado, é mais uma atração do Pará. Ele, que já esteve em Alter do Chão anos atrás, acompanhando, neste mesmo palco, o guitarrista mineiro Toninho Horta, mostrará seu trabalho autoral. 

Michel Pipoquinha e Pedro Martins, pela primeira 
vez no Tapajazz.
O Tapajazz também traz, pela primeira vez, o show de Michael Pipoquinha e Pedro Martins, jovens que se envolveram com a música na infância e seguiram carreira, se apresentando pelo mundo. Ambos são artistas precoces. O guitarrista e compositor Pedro Martins surpreende com sua capacidade de ser profundo com tão pouca idade. Michael Pipoquinha teve seus primeiros contatos com o violão, na infância, através de seu pai, Elisvan Silva, que também é musico. Em 2007 com 11 anos, começou a se apresentar profissionalmente. 

Também é imperdível a apresentação de Filó Machado, cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor, com 60 anos de carreira, 13 discos gravados e 1 indicação ao Grammy Latin Jazz, recebendo o merecido título de "mestre da música". Ele apresentará canções autorais, inéditas e releituras de grandes obras da MPB. Estará acompanhado por Felipe Machado, seu neto, cantor, violonista e compositor, e por Lisandro Massa, pianista e arranjador, que fecha o trio.

Jane Duboc, que estará de volta ao Pará, se apresentará, mais uma vez com a Amazônia Jazz Band, com novidades no repertório, para homenagear o grande Sebastião Tapajós. Juntos, gravaram, entre outros trabalhos, o Cd “Da Minha Terra”, uma obra clássica da música paraense. A parceria com a Amazônia Jazz Band teve inicio com a gravação do DVD da big band, em 2016, no Theatro da Paz. 

O patrocínio desta 9a edição é da Equatorial Pará, via Lei Semear, do Governo do Estado. A realização é da Fábrica de Produções. O Tapajazz é primeiro festival de jazz do interior amazônico e um dos quatro do gênero na nossa região. Em 2021, o festival também foi decretado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará.  Este ano, como em todos os anteriores, o músico Sebastião Tapajós receberá homenagens do músicos. O saudoso violonista, falecido em 2021, inspirou o nome do projeto, assim o rio que lhe deu o nome artístico.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA,  24 DE NOVEMBRO

CANTO DE VÁRZEA (PA) – 20H

TRIO LOBITA (PA) – 21H

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO

ALAN GOMES (AP) – 20H

ZÉ PAULO BECKER (RJ) – 21H

DELCLEY MACHADO (PA) – 22H

SÁBADO, 26 DE NOVEMBRO

MICHAEL PIPOQUINHA E PEDRO MARTINS (SP) – 20H

FILÓ MACHADO TRIO (RJ) – 21H

JANE DUBOC E AMAZÔNIA JAZZ BAND – 22H

Serviço

9º Tapajazz, de 24 a 26 de novembro, com apresentações no palco montado em frente à Praça da igreja de Nossa Senhora da Saúde, em Alter do Chão, Santarém – Pa. Patrocínio Equatorial Pa, via Lei Semear, Governo do Pará. 

Nenhum comentário: