19.11.22

Maria José na exposição do Prêmio Tomie Ohtake

A artista Maria José Batista participa em São Paulo da abertura da exposição resultante do 8o Prêmio Tomie Ohtake que em 2022 premiou 10 artistas mulheres, selecionadas entre 1.898 inscritas. "Foi uma surpresa - eu não esperava ser selecionada entre tantas artistas inscritas. Sendo o prêmio de uma instituição tão importante como é o Instituto Tomie Ohtake, recebo como uma valorização do que eu faço e da minha trajetória, mulher amazônida e periférica. É também uma oportunidade de mostrar nacionalmente o meu trabalho".

A arte de Maria José é expressão de um olhar atento ao seu redor: "eu olho para o cotidiano da minha cidade, do meu bairro e o entorno. Lanço meu olhar também aos ribeirinhos, que falam de uma Amazônia onde todos nós estamos incluídos", diz a artista, que começou a atuar no campo artístico em 1997 depois de fazer oficinas na então Fundação Curro Velho, com Mestre Nato (1952-2014), e vem participando de exposições e projetos culturais dentro e fora do estado.

Na exposição, também estão obras de Clara Moreira - Recife, PE; Guilhermina Augusti - Rio de Janeiro, RJ; Jasi Pereira - Salvador, BA; Josi - Itamarandiba, MG; Marjô Mizumoto - São Paulo, SP; Panamby - Raposa, MA; Terroristas del Amor - Fortaleza, CE;  Vulcanica Pokaropa - Presidente Bernardes, SP, além de Moara Tupinambá, também de  Belém, como Maria José.

A seleção coube ao júri formado por Aline Albuquerque, Júlia Cavazzini, Horrana de Kássia Santoz, Priscyla Gomes, Renata Bittencourt, Rita Vênus e Sallisa Rosa. Cada artista recebeu a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para despesas relacionadas à produção e transporte das obras, além de acompanhamento do júri por meio de conversas on-line, visando o enriquecimento e o aperfeiçoamento de suas pesquisas e práticas, evidenciando o caráter formativo da premiação. A oitava edição se completa com a publicação de um catálogo impresso com as obras presentes na mostra.

Realizado desde 2009, o prêmio promove em 2022 uma edição especial voltada exclusivamente a artistas mulheres trans, cis e pessoas não binárias, buscando reconhecer trajetórias e potencialidades, respondendo à falta de visibilidade historicamente conferida a essas produções.

Serviço

8º Prêmio Artes Tomie Ohtake. Em São Paulo, de 19 de novembro até 05 de fevereiro de 2023. Mais informações: https://premioartes.institutotomieohtake.org.br/

Nenhum comentário: