18.11.22

Festival de Barcarena deixa de fora artistas locais

O Festival do Abacaxi sempre foi cultuado pelo povo de Barcarena. Mestre Vieira, quando vivo, era atração e levava ao palco, a Guitarrada, gênero musical reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará. Este ano, porém, a prefeitura deixou de fora os artistas locais. Indignados, eles tentaram ser recebidos pelo prefeito Renato Ogawa. Não foram atendidos. Em outubro, os músicos chegaram a se manifestar pelas redes sociais e escreveram uma Carta Aberta que não foi publicada na ocasião. Havia esperança de que houvesse mais compromisso para com a cultura local, dentro do "Mega Festival", como destacou, nesta sexta, 18, o caderno encartado no jornal O Liberal.  O blog recebeu a carta e a publica, na íntegra, a seguir: 

CARTA ABERTA AO POVO DE BARCARENA, VISITANTES E IMPRENSA 

Pela 1ª vez em 40 anos, a prefeitura de Barcarena não apresenta os artistas da terra no Festival do Abacaxi. Sem justificativa aparente, a atual gestão da prefeitura de Barcarena, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, não incluirá atrações locais na programação do 40º Festival do Abacaxi. É a primeira vez, em 40 anos de festival, que isso está acontecendo. Essa atitude revoltou nós músicos e artistas em geral da terra do criador da Guitarrada, Mestre Vieira.

Todos os anos, desde que o evento foi criado, na década de 1980, com objetivo de incentivar o cultivo do abacaxi nas áreas rurais do município e apresentar aos visitantes toda a arte e cultura local, havia uma agenda de apresentações musicais com os artistas da terra, grupos folclóricos e de danças, mas com o passar dos anos e com o crescimento do festival, os eventos foram mudando de local e formato. 

Vale lembrar que os primeiros eventos foram realizados na frente da cidade e depois passou ao Centro de Exposição Cultural Professora Maria Siqueira, construído no centro de Barcarena, com capacidade de acomodar mais de 10.000 pessoas, e onde todos os cantores e bandas da cidade se apresentavam, inclusive a maior atração da cidade, Mestre Vieira. 

Na administração anterior já começaram a desvincular os artistas locais do palco principal, criando um “Circuito Cultural”, que acontecia uma semana antes do Festival do Abacaxi, e no qual só as bandas locais se apresentavam. Até aí tudo bem, aceitamos, pois de qualquer forma ainda se oportunizou trabalho e visibilidade aos grupos locais. Atualmente, porém, nem uma coisa e nem outra, pois não contrataram nenhuma atração do município de Barcarena para a festa deste ano de 2022. É a primeira vez que isso acontece. 

Por conta disso, uma comissão de músicos foi até a Prefeitura de Barcarena pedir explicações da exclusão da classe artística do município no referido festival, e nos foi informado pelo Chefe de Gabinete, Sr. Paulo César, que encaminhou a situação ao Secretário de Cultura, Sr. José Oscar Vergolino, mas que ao ser procurado por nós, informou que não daria mais tempo de organizar um evento só para contemplar os músicos locais.

Esperaram que a classe se manifestasse para pensar nisso? Fomos pegos de surpresa, pois todos já esperavam pela participação, afinal somos os artistas da terra, mas foi esta a resposta e é esse o valor que essa administração atual da prefeituras dá a uma categoria que se esforça para fazer o melhor, que sempre está a postos para animar as noites em bares, bailes, formaturas, etc.  

Não somos contra a contratação de atrações, que inclusive recebem sempre cachês milionários, sejam elas nacionais e até de fora do país. Queremos e merecemos de ter mais respeito e valorização em nossa própria Terra, a terra do Mestre Vieira, o qual nos deixou o legado da Guitarrada. 

Em 2011, a Guitarrada foi decretada Patrimônio Cultural do Estado do Pará, pela Lei de n° 7.499, reconhecendo a devida importância do ritmo para a cultura do estado. Aqui em Barcarena, onde nasceu o gênero, temos gente de valor e um grande número de bandas de qualidade, com diversos trabalhos realizados e gravados. 

Somos chefes de família que temos a música como ofício e/ou complementação dos nossos rendimentos e nos esforçamos para apresentar o melhor. Fica aqui a nossa indignação e repúdio aos nossos gestores atuais. Esperamos que com esta carta as nossas vozes sejam ouvidas e que a situação seja revertida. 

A cultura é a identidade de um povo. Sem ela, perdemos não apenas nossa identidade, mas nossos valores e princípios.  

Comissão de músicos de Barcarena-Pa, em 24/10/2022

Nenhum comentário: